TRE vai a Palmeirina e Capoeiras e oferece suporte às eleições suplementares

Acompanhado de membros da Corte e de secretários, presidente do Tribunal se colocou à disposição para que as novas eleições sejam realizadas de forma justa e segura

TRE-PE - Palmeirina

Com o objetivo de oferecer todo o suporte necessário para a realização das eleições suplementares de Palmeirina e Capoeiras, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Carlos Moraes, parte da Corte Eleitoral, diretor-geral, secretários e assessores do TRE-PE estiveram nos dois municípios na quinta e sexta-feira passadas.

Durante reuniões com juízes, promotores e chefes de cartórios dos municípios, o presidente disse que todas as unidades do Tribunal estão à disposição para que sejam realizadas eleições justas e seguras.

"Estamos aqui para mostrar que todo o Tribunal está mobilizado para ajudar no que for necessário. Os senhores podem contar conosco. As eleições suplementares são uma prioridade para todos nós", disse o presidente Carlos Moraes.

Questões relativas à segurança, policiamento, treinamento de mesários, cuidados em meio à pandemia, comunicação, logística e tecnologia foram abordadas nas reuniões.  Os desembargadores eleitorais Carlos Gil Rodrigues Filho e Rodrigo Cahu Beltrão e a desembargadora eleitoral Mariana Vargas acompanharam o presidente Carlos Moraes.

Em Palmeirina (município termo de Correntes), a reunião contou a presença do juiz da 59ª Zona Eleitoral, André Simões Nunes, e do subcomandante do 9º Batalhão, major Autair Freitas. "A presença dos senhores aqui é importantíssima para que todos possam verificar de perto a realidade do município. Tenho certeza que tudo vai fluir muito bem", disse o magistrado.

Já em Capoeiras estiveram presentes a juíza da 130ª Zona Eleitoral, Priscila Maria de Sá Torres Brandão, o promotor Reus Alexandre Serafini e o comandante do 9º Batalhão, tenente-coronel Fábio Batista. Todos elogiaram, agradeceram e fizeram questão de destacar a importância da visita presencial promovida pelo presidente.
  

ELEIÇÕES

As eleições suplementares acontecerão em 3 de outubro próximo. Ambos os municípios estão sendo administrados provisoriamente pelos respectivos presidentes da Câmara de Vereadores.

No caso de Capoeiras, a candidatura de Luiz Claudino de Souza foi indeferida pelo TRE em 13 de novembro passado. A decisão foi confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 8 de abril passado. O município tem 15.779 eleitores.

Já em Palmeirina, a candidatura de Severino Eudson Catão Ferreira foi indeferida pelo Juízo Eleitoral em outubro de 2020. Tanto o TRE quanto o TSE confirmaram a decisão. São 6.596 eleitores do município.
    

REUNIÃO 

Durante a viagem do presidente ao Agreste, ele também participou de uma reunião com todos os chefes de cartório do Polo 7 (região de Garanhuns).

No encontro, que deu início ao planejamento das Eleições 2022, os secretários do TRE se colocaram à disposição dos servidores das zonas eleitorais. Todos os presentes tiveram a oportunidade de fazer uma avaliação das eleições passadas e já definir questões operacionais que podem ser aperfeiçoadas.

Uma das questões mais recorrentes durante as reuniões foi a necessidade de haver policiamento suficiente para garantir a segurança de servidores, mesários e eleitores tanto nas eleições suplementares quanto nas Eleições 2022.

Presente no evento, o diretor de Policiamento do Agreste e Zona da Mata, coronel Paulo Cesar Gonçalves,  fez questão de reafirmar a parceria histórica entre Polícia Militar de Pernambuco e Justiça Eleitoral. "Essa aproximação entre sede e cartórios é muito importante para todos nós. Queremos estar cada vez mais perto para que conhecer as demandas e, assim, atendê-las com agilidade e presteza", disse o diretor-geral, Orson Lemos.

icone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido