6º Dia de Segurança da Informação acontece no TRE-PE

O foco do evento foi a segurança das urnas eletrônicas e proteção de dados pessoais.

6º dia de Segurança da Informação acontece no TRE-PE

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) realizou nesta quarta-feira (1/12), a 6ª edição do Dia da Segurança da Informação. O evento organizado pelo Comitê de Governança de Segurança da Informação (CGSI) contou com palestras sobre urnas eletrônicas e segurança de informações, privacidade e proteção de dados.

Abrindo o evento, o presidente do TRE-PE, desembargador Carlos Frederico Gonçalves de Moraes, exprimiu a necessidade da Justiça Eleitoral perpetuar a publicitação das etapas do processo eleitoral e a confiança nas urnas eletrônicas, principalmente perante a tantas Fake News.

A primeira palestra do dia foi sobre “Segurança do Processo Eleitoral”, com o assessor da Secretaria de Modernização, Gestão Estratégica e Socioambiental do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Célio Wermelinger. Ele em responder perguntas fundamentais acerca do processo eleitoral, mecanismos de auditoria, acompanhamento e possibilidade de fraudes, além de esclarecer minuciosamente o processo eleitoral pela ótica da segurança das urnas eletrônicas.

Já a segunda palestra tratou sobre o tema da “Privacidade e Segurança” com o professor do Departamento de Computação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), George Valença. A palestra abordou a privacidade digital e sua relação com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), debatendo a proteção de dados no cotidiano das pessoas.

Para o assessor-chefe de Planejamento e Gestão Estratégica (Asplan), Manoel Acácio Leite Neto, o evento tem como objetivo “ajudar a disseminar e consolidar o tema da segurança digital dentro do nosso dia a dia, desmistificando questões que parecem ser inacessíveis. É um tema prático, que permeia todas as nossas atividades e processos de trabalho no TRE”.

6º Dia de Segurança da Informação contou com transmissão simultânea pelo YouTube do TRE-PE, a qual está disponível para ser assistida na íntegra a qualquer momento no canal do Tribunal.

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido