Belo Horizonte será sede de encontro de Ouvidores da Justiça Eleitoral

Evento acontece nos dias 1º e 2 de dezembro e vai discutir o papel das Ouvidorias para a democracia e inclusão social

 Belo Horizonte será sede de encontro de Ouvidores da Justiça Eleitoral

Será realizado em Belo Horizonte, nos dias 1º e 2 de dezembro, o 13º Encontro do Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral. O tema do encontro deste ano é “Ouvidoria, Democracia e Inclusão Social”.

O evento contará com a participação de ouvidoras e ouvidores do Tribunal Superior Eleitoral e dos Tribunais Regionais, servidoras e servidores das Ouvidorias Eleitorais. O TRE-MG será representado por sua ouvidora, a integrante da Corte Eleitoral Patrícia Henriques; seu substituto, o juiz Marcelo Salgado; e toda a equipe da Ouvidoria.
No dia 1º de dezembro, serão debatidos assuntos de interesse geral das ouvidorias eleitorais, como boas práticas e ações para execução de medidas democráticas e de inclusão social. Também haverá uma palestra do juiz Márcio Moraes, ouvidor do TRE-GO, sobre a experiência desse Regional com a Ouvidoria da Mulher.

Na manhã do dia 2, haverá palestras, com autoridades convidadas, sobre os temas: papel das Ouvidorias na participação democrática e na inclusão; a relação com comunidades afrodescendentes com objetivo de aprofundamento da democracia; e ouvidorias das mulheres.

Ocorrerá também a cerimônia de entrega das Medalhas de Mérito a servidoras e servidores, em reconhecimento pelas contribuições prestadas no âmbito das Ouvidorias. Ao final dos trabalhos, será divulgada a Carta de Belo Horizonte, com as conclusões e deliberações resultantes do encontro.

Todas as atividades do dia 2 de dezembro serão transmitidas no canal do TRE no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=N7i6Luk1bmo&ab_channel=TRE-MGTribunalRegionalEleitoraldeMinasGerais).



Reunião

Nesta quarta-feira (1º), também em Belo Horizonte, ocorrerá reunião dos representantes das ouvidorias eleitorais. Serão debatidos assuntos de interesse geral dos órgãos, como boas práticas e ações para a execução de medidas democráticas e de inclusão social.

A assessora-chefe da Ouvidoria do TSE, Eliane Bavaresco Volpato, falará sobre “Ouvidorias Judiciais: como dar efetividade às resoluções do CNJ sobre inclusão, combate ao assédio e preconceito”. Também haverá uma palestra do juiz Márcio Moraes, ouvidor do TRE de Goiás, acerca da experiência do Regional com a Ouvidoria da Mulher, entre outras exposições.

Confira a íntegra da programação dos dois eventos (https://www.tre-mg.jus.br/o-tre/Ouvidoria/13-encontro-do-colegio-de-ouvidores-da-justica-eleitoral-1/programacao).



*Com informações do TRE-MG e TSE

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido