Semana do Jovem Eleitor: aos 16 anos, adolescente já pode tirar o título

Campanha incentiva o exercício da cidadania pelos jovens

tre-pe-semanajovemeleitor-29-11a03-12

Começou no último dia 29, em todo o país, a Semana do Jovem Eleitor, campanha promovida pela Justiça Eleitoral que visa a incentivar os adolescentes de 16 e 17 anos a exercer a cidadania por meio do voto nas Eleições 2022.

Apesar de não ser obrigatório até os 18 anos, como prevê o artigo 14 da Constituição Federal, votar é um ato de cidadania, e estimular o exercício da cidadania é uma das missões da Justiça Eleitoral.

 

Campanha

Nesse contexto, desde o início de setembro e até 31 de dezembro, uma campanha voltada para o público jovem está sendo veiculada em rede nacional de rádio e televisão, além das redes sociais dos tribunais eleitorais. O vídeo e as peças foram protagonizadas por jovens atrizes e atores negros, pardos, indígenas e brancos, retratados em situações cotidianas. A ideia é representar a diversidade da população brasileira.

 

Jovens que vão completar 16 anos até o dia 2 de outubro de 2022, data do primeiro turno das eleições gerais, também podem tirar o título de eleitor. Nesse caso a solicitação deve ser feita de janeiro a maio de 2022.

Como solicitar atendimento

É simples, rápido e gratuito tirar o título de eleitor:

• Acesse o sistema TítuloNet utilizando computador, tablet ou celular;

• Selecione a opção “não tenho” na guia “Título de eleitor”;

• Preencha todos os campos indicados com dados pessoais, como nome completo, e-mail, número do RG e local de nascimento;

• Anexe imagens totalmente legíveis para comprovação da identidade: selfie segurando um documento oficial de identificação, foto do documento oficial de identificação utilizado na primeira foto comprovante de residência.

O pedido de emissão do documento pode ser acompanhado pela internet: basta acessar a guia Acompanhar Requerimento e informar o número do protocolo gerado na primeira fase do atendimento.

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido