Fortalecimento jurisdicional e Banco de Narrativas são pautas de encontro de assessores dos TREs

Evento faz parte da IV Reunião Virtual do Coptrel

Evento faz parte da IV Reunião Virtual do Coptrel

Assessoria de Comunicação do TRE-PE participou, na manhã da última quarta-feira (23/06), da IV Assembleia Geral Virtual do c. Promovido pelo Regional de Roraima (TRE-RR), o evento reuniu profissionais dos 27 TREs e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), servindo de espaço para reflexão e discussão sobre os trabalhos realizados pela Justiça Eleitoral brasileira sobretudo no quesito interlocução junto aos formadores de opinião e ao eleitorado.

Um dos principais tópicos foi o fortalecimento da imagem institucional abordado por Laura Gracindo, coordenadora de Imprensa do TSE, que também apresentou o Manual Sobre Narrativas – Sistema Eleitoral. O documento foi criado para entender e monitorar argumentações mal intencionadas, rebatendo-as de maneira técnica. O objetivo é minimizar os impactos das desinformações relacionadas à JE e ao processo eleitoral.

Banco de Narrativas

No Banco de Narrativas, elaborado pela Assessoria de Comunicação do TSE, com a colaboração do Grupo de Trabalho da Comunicação, é possível ter acesso a conteúdos técnicos. A ideia é unificar o discurso. “Nele estão os principais pontos que temos respondido à imprensa. Para isso, juntamos os questionamentos mais recorrentes e elaboramos as respostas”, explicou Laura. O guia deverá ser adaptado para a realidade de cada Eleitoral.

Dentre os tópicos compilados no Banco de Narrativa estão as auditorias do voto impresso e do sistema eletrônico de votação; as etapas de fiscalização; a segurança das urnas eletrônicas; contestação de fraudes, dentre outros temas relevantes.

Campanhas

Na sequência, Fábia Galvão, coordenadora de Mídias Sociais, Portais e Campanhas do TSE, compartilhou questões relacionadas ao manual de aplicabilidade da logomarca da Justiça Eleitoral, que traz informações sobre assinatura de e-mails e sua aplicação nas fachadas de Cartórios.

Em relação ao conteúdo que está sendo desenvolvido em parceria com a Procuradoria Geral da República (PGR), o material fala sobre lendas e verdades relacionadas à campanha eleitoral antecipada. O conteúdo visa esclarecer como deve ser feita a denúncia e quem são os autores.

A campanha de incentivo à participação feminina na política está prevista para iniciar na primeira quinzena de julho. Já a campanha sobre a confiabilidade da urna eletrônica tem previsão para o mês de agosto. Outras peças midiáticas também foram mencionadas, a exemplo da atração de novas lideranças para a política, o combate à desinformação, o incentivo ao voluntariado do mesário, jovem eleitor e sobre a conscientização do eleitor.

Aprovada para as redes sociais, destaca-se o combate à Covid-19 em 2021. Um dos tópicos relevantes para a campanha que ressalta as mudanças nos processos cartorários, a importância da vacinação e os protocolos sanitários para o voto com segurança.

Por fim, Tatiana Cochlar, coordenadora de Rádio e TV do TSE, apresentou as melhorias e prospecções do canal da Justiça Eleitoral no Youtube. A partir do mês de julho, o estúdio de TV do TSE passará por reformas para ampliar suas atividades, passando a ser um estúdio e espaço para fotografia. Os cenários montados deixarão de existir, buscando linguagem youtuber, menos televisiva e mais voltada para internet. Com isso, os produtos serão disponibilizados no canal oficial do órgão, onde os interessados poderão compartilhar em suas programações.

Informações do TRE-BA

 

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido