Servidora do TRE-PE é indicada como porta-voz da Semana do Meio Ambiente promovida pelo Comitê Interinstitucional Ecos de Pernambuco

Há 10 anos, Sinara Batista é responsável pela Assistência de Gestão Socioambiental (AGS) do TRE-PE

TRE-PE - Semana do Meio Ambiente

A servidora do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), Sinara Batista, foi anunciada como porta-voz do Tribunal na Semana do Meio Ambiente que ocorre entre os dias 5 e 12 de junho, organizada pelo Comitê Interinstitucional Ecos de Pernambuco.

O trabalho de gestão socioambiental do TRE-PE surgiu inicialmente no formato de uma comissão no segundo semestre do ano de 2010. A partir do ano seguinte, passou a contar com uma estrutura mais robusta para a realização dos trabalhos, tendo uma equipe exclusiva para atuar na unidade, da qual a servidora Sinara Batista faz parte desde o começo. Em 2017, Comissão foi extinta para dar lugar à Assistência de Gestão Socioambiental (AGS), Unidade ligada à Diretoria Geral.

A AGS tem por atribuição coordenar a área de sustentabilidade do TRE-PE. Dentre diversas atividades, a AGS realiza, por exemplo, a assessoria nas contratações sustentáveis, executando a tarefa de analisar os processos de contratação e sugerir critérios e práticas sustentáveis com base nas propostas apresentadas pelas unidades. Essas atividades têm como base o Guia Nacional de Contratações Sustentáveis da Advocacia Geral da União (AGU) ou, de forma complementar, o Guia Prático de Licitações Sustentáveis do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Esse trabalho na avaliação dos critérios e práticas sustentáveis são analisados em acordo com normas ambientais, critérios sociais, de acessibilidade, ambientais, culturais e também de saúde, sendo este último de suma importância durante a pandemia da covid-19. Como porta-voz do Comitê Interinstitucional Ecos de Pernambuco, a AGS fica responsável por prestar esclarecimentos sobre desenvolvimento da programação e representação midiática durante as atividades da Semana do Meio Ambiente.

Com o slogan Use seu poder para fazer a diferença, o evento tem como principal objetivo promover uma reflexão sobre o papel de cada cidadão no cuidado com o meio ambiente.

A Semana contará com diversas ações desenvolvidas em conjunto pelas onze instituições que formam o Comitê, além de atividades realizadas em cada órgão. Uma delas é o oferecimento de cursos gratuitos com temas diversos voltados para a sustentabilidade. Dirigidas e organizadas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), por meio da Gestão Ambiental em Pernambuco (Gampe), as capacitações - seis, ao todo - serão abertas para toda a sociedade:

- Compostagem caseira e biofertilizantes;
- Descartes de medicamentos e resíduos de saúde domiciliar;
- Gerenciamento de resíduos recicláveis em instituições públicas e privadas;
- Resíduos de equipamentos eletroeletrônicos;
- Protocolo de segurança sanitária e ambiental contra COVID-19;
- Estratégias e indicadores de sustentabilidade.

Os interessados poderão se inscrever no período de 17 de maio a 9 de junho, pelo link bityli.com/cursos-ecos-2021 ou pelo e-mail Os cursos, que ficarão disponíveis até o dia 25 de junho, serão realizados de forma online, com videoaulas, material em PDF e certificado emitido pela UFRPE.
Além dessas ações, ao longo de toda a semana serão realizadas postagens no Instagram do Comitê (@ecosdepernambuco) e das instituições, reforçando o papel do cidadão quanto aos cuidados com o meio ambiente. Nesses canais, também serão relembrados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU (plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, que busca fortalecer a paz universal), trabalho que já vem sendo desenvolvido na rede social do Comitê.

Sobre o Comitê Ecos de Pernambuco

É uma rede de sustentabilidade formada por instituições públicas de Pernambuco que tem como objetivo central estimular e desenvolver ações compartilhadas na área de sustentabilidade. A parceria também tem o papel de contribuir para implementar políticas públicas permanentes em defesa do meio ambiente; fomentar ações educativas e pedagógicas junto ao corpo funcional e usuários das instituições; criar e alimentar um banco de dados com informações socioambientais compartilhadas e promover e apoiar a qualificação técnica das comissões socioambientais.

O Comitê, que iniciou em 2014 com apenas cinco instituições, hoje conta com um total de onze: Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6), Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE), Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), Procuradoria Regional da República da 5ª Região (PRR5), Advocacia Geral da União (AGU), Procuradoria Regional do Trabalho da 6ª Região (PRT6), Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE) e Procuradoria da República em Pernambuco (PRPE).

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido