Biblioteca do TRE-PE: a história ao alcance de todos

Acesso presencial do público ao acervo funciona agora durante as segundas e terças-feiras. Mas é preciso agendar

TRE-PE divulga biblioteca

A história é uma das partes mais importantes de toda instituição e com a Justiça Eleitoral não poderia ser diferente. No Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, quem reúne as informações, arquivos e, por assim dizer, a biografia do Tribunal, é a biblioteca do TRE-PE.

A equipe encarregada dessa missão é composta pelo bibliotecário Gilvan Ribeiro, e os estagiários Marília Gondim, Nathalia Raposo e Rodrigo Penante.

Quem desejar conhecer um pouco mais sobre a produção intelectual e histórica do tribunal, bem como informações sobre as eleições que ocorreram em nosso Estado, pode encontrar um acervo rico em conteúdo por lá.

“Nós recebemos demandas de pesquisadores de universidades brasileiras e estrangeiras, cientistas políticos, mestrandos, doutorandos, advogados, jornalistas, candidatos, cabos eleitorais, estudantes de graduação e cursos técnicos”, comenta o bibliotecário Gilvan Ribeiro.

Para ele, é muito importante ter este setor atuando no Tribunal. “Aqui na biblioteca nós temos, por exemplo, informações muito mais detalhadas sobre relatórios de eleições e outras coisas que, muitas vezes, a parte de informática não tem registro”.

Sobre o material contido na biblioteca, a estagiária Marília Gondim afirma que “em outubro deste ano foram adicionados mais 63 publicações ao acervo. Por volta desse mesmo período em cada ano nós sempre renovamos as aquisições pela modalidade de pregão eletrônico, mas também recebemos doações”.

Localizada no 2º andar do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, na Avenida Agamenon Magalhães, N° 1160, no bairro das Graças, a biblioteca atende tanto ao público interno e externo. Seus serviços contam com os tradicionais empréstimos de livros e periódicos por um período de oito a quinze dias (com renovação), que são oferecidos somente a funcionários e membros do TRE e às bibliotecas de outras instituições.

O público interno e externo (em geral) pode realizar consultas presenciais ao acervo da própria biblioteca durante as segundas e terças-feiras no período das 8h às 14h (forma de agendamento logo abaixo).

A biblioteca do TRE-PE integra a Rede de Bibliotecas da Justiça Eleitoral (REJE), formada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pelos 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Nesta rede estão disponibilizados o acervo em bases de dados bibliográficos e textuais. Também é responsável por atender às solicitações de pesquisas sobre eleições, legislação e assuntos relacionados ao direito eleitoral; realizar a normalização das publicações do Tribunal, orientar o público interno sobre a normalização de trabalhos acadêmicos e fazer a gestão de contratos de materiais e serviços bibliográficos.

Dúvidas, consultas, agendamentos e demais informações podem ser obtidas através do e-mail biblioteca@tre-pe.jus.br ou pelos telefones (81) 31949461 e 31949462. Para ter acesso prévio ao catálogo da biblioteca o usuário pode realizar a consulta por meio deste link (https://www.tre-pe.jus.br/o-tre/biblioteca/catalogo-de-publicacoes-1).

SOBRE A BIBLIOTECA

A Biblioteca do TRE-PE existe desde 1946, porém só foi realmente estruturada a partir do ano de 1984, com a finalidade de fornecer informações para auxiliar o desenvolvimento das atividades jurídicas e administrativas do Tribunal. 

Com um acervo especializado em Direito Eleitoral, ela abrange também publicações dos diversos ramos do Direito (Constitucional, Penal, Civil, Administrativo, Processo Penal, Processo Civil etc.) e das áreas de Administração, Ciência Política, Contabilidade, Finanças, Informática, entre outras.

A coleção possui mais de 8 mil itens à disposição do usuário, e é composta por livros, folhetos, CDs, DVDs, fotografias, mapas, diários oficiais, revistas jurídicas, trabalhos acadêmicos dos servidores e relatórios de eleições, além de mais de 300 títulos de periódicos (com mais de 4.000 volumes). Também tem um acervo de documentos históricos (fotografias e relatórios de eleições impressos de 1932 ate 1988) que ainda estão em fase de processamento técnico para digitalização e disponibilização na internet.

Anteriormente, a biblioteca costumava fazer parte da Seção de Legislação, Biblioteca e Arquivo (SELBA) da Coordenadoria de Jurisprudência e Editoração da Secretaria Judiciária. Mais tarde, passou a integrar a Escola Judiciária Eleitoral (EJE).  Agora se encontra inserida na Assistência de Biblioteca, Editoração e Memória  (ASBEM).

No ano de 2019, em Cerimônia Solene no dia 11 de março, a biblioteca passou a ser chamada oficialmente de Biblioteca Desembargador Agenor Ferreira de Lima.

          

 

           

 

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido