Centro de Memória Eleitoral do TRE-PE reabre as portas para visitação excepcional

Após período de fechamento devido à pandemia da COVID-19, museu retoma atividades presenciais

TRE-PE reabre Centro de memórias

As preciosidades históricas sobre a consolidação da Democracia no Brasil têm um lugar especial no Centro de Memória do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco. O casarão localizado na Av. Rui Barbosa abriga detalhes ricos sobre o trajeto da Justiça Eleitoral em nosso país e no estado de Pernambuco. No museu os visitantes são instigados a conhecer a exposição “Caminhos da Democracia”, que além dos documentos mantidos nos expositores de vidro, mostra o acervo com as urnas eleitorais de variados modelos, dos mais antigos, como a urna de madeira, ao formato eletrônico atual.

Na manhã da sexta-feira (12), o Centro de Memória (Cemel) recebeu as Professoras Doutoras do Departamento de História da UFPE, Patrícia Pinheiro e Suzana Cavani, juntamente com os graduandos do curso de História Vítor de Sá Gonçalves, Thiago Oliveira, Mylena Teodoro e João Paulo Alves, para inaugurar a reabertura das visitações presenciais. Na ocasião, a UFPE foi recebida pela Assistente de Editoração, Biblioteca e Memória - ASBEM, da Escola Judiciária Eleitoral, Télia Gaspar.

Segundo Télia “esse acontecimento é de grande alegria pois, amainada a situação da pandemia, a qual ainda perdura entre nós, retrata uma esperança de volta às atividades de forma plena, atingindo nosso público externo presencialmente”.

A visita tem como objetivo mostrar aos alunos o espaço físico do CEMEL, assim como o prédio da Avenida Rui Barbosa. O momento celebra também a assinatura do convênio entre as duas instituições, tribunal e universidade, após tratativas iniciadas no ano de 2019. Juntos, o Departamento de História da UFPE e a equipe do Cemel trabalham em parceira com a finalidade de identificar, higienizar e catalogar documentos históricos eleitorais, a fim de serem disponibilizados à pesquisa e ao público.

O Centro de Memória esteve fechado desde março de 2020 devido à pandemia da COVID-19, período que também coincidiu com a suspensão das aulas escolares, acarretando no fechamento do Cemel para excursões. De acordo com Télia Gaspar, a perspectiva de retomada integral das visitações está prevista para o mês de março de 2022, juntamente com o retorno das aulas na maioria das instituições de ensino.

Versão Digital

Além das visitas presenciais, onde é possível conhecer as mudanças no processo eleitoral, a evolução das urnas e a história da Justiça Eleitoral de Pernambuco com riqueza de detalhes, desde 2018 o Centro dispõe também de uma versão digital.

O projeto foi idealizado com a intenção de aproximar a população de sua história, permitindo o acesso às riquezas do museu a um maior número de usuários.

O site traz um pequeno resumo sobre os momentos políticos do nosso país e introduz o que pode ser encontrado na exposição física, como o registro documentado do primeiro voto feminino. Conta também a história das urnas, a modificação dos títulos eleitorais, curiosidades sobre eleições etc.

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido