TRE-PE reforça luta contra violência infantil

A denúncia de casos de abuso ou exploração sexual infantil pode ser feita pelo Disque 100. A ligação é gratuita e pode ser feita de forma anônima

Violência contra crianças

Com o objetivo de proteger crianças e adolescentes contra a violência através da disponibilização dos meios de comunicação para efetivação da denúncia, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) reforça a importância de que todos os cidadãos e cidadãs conheçam os canais para denúncia sobre situações de violência.

Segundo o décimo quinto Anuário Brasileiro de Segurança Pública, “2020 foi um ano em que, apesar das medidas de isolamento social, apresentou um aumento de 4% nas mortes violentas em todas as idades e, ao tratar de violência contra crianças e adolescentes, essa realidade também se apresentou”.

A denúncia de casos de abuso ou exploração sexual pode ser feita pelo Disque 100. A ligação é gratuita e pode ser feita de forma anônima. O serviço está disponível 24 horas, todos os dias, inclusive fins de semana e feriados.

A pessoa também pode denunciar por Telegram ou WhatsApp, pelo site da ouvidoria do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, ou pelo aplicativo Direitos Humanos Brasil disponível para Android e iOS.

Telegram: para denunciar por esse canal, basta apenas digitar “Direitoshumanosbrasilbot” na busca do aplicativo. A indicação “bot” é uma regra do Telegram para a criação de contas de serviço. Após receber uma mensagem automática, o cidadão será atendido por uma pessoa da equipe da central única dos serviços. A denúncia recebida será analisada e encaminhada aos órgãos de proteção, defesa e responsabilização em direitos humanos.

Whatsapp: através do número 99656 5008

Site da ouvidoria do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos através do link: https://www.gov.br/mdh/pt-br/ondh

Aplicativo Direitos Humanos Brasil: através dele podem ser realizadas denúncias de forma identificada ou anônima. Cada denúncia recebe um número de protocolo para acompanhamento em tempo real dos andamentos. Será possível realização de denúncias por vídeo chamada, e chat direito com um atendente devidamente capacitado, além de muito em breve vir a ter uma área especial para denúncias realizadas na língua brasileira de sinais - LIBRAS. Disponível para Android e iOS ataves do link: https://www.gov.br/mdh/pt-br/apps/direitos-humanos-brasil

 

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido