TJPE escolhe desembargadores para a Corte Eleitoral

Pleno do Tribunal de Justiça de Pernambuco elegeu, por aclamação, os desembargadores André Guimarães (desembargador eleitoral) e Évio Marques da Silva (desembargador eleitoral substituto)

TRE-PE- TJ escolhe novo desembargador

O Pleno do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) elegeu dois desembargadores para a Corte Eleitoral, na manhã desta segunda-feira (27/9), em sessão extraordinária. A primeira votação realizada elegeu, por aclamação, o desembargador André de Oliveira da Silva Guimarães para o cargo de desembargador eleitoral na classe desembargador. O magistrado ocupará a vaga do desembargador Frederico Ricardo de Almeida Neves, cujo término do mandato ocorreu no dia 4 de setembro deste ano.

Na sequência, foi eleito, também por aclamação, o desembargador Évio Marques da Silva, para o cargo de desembargador eleitoral substituto, na classe desembargador. Ele ocupará a vaga deixada pelo desembargador Roberto da Silva Maia, cujo término do mandato ocorreu no dia 4 de setembro deste ano.

Presente à sessão como integrante do TJPE, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), o desembargador Carlos Moraes, parabenizou os dois magistrados eleitos. “Foram eleitos dois desembargadores extremamente capacitados que eu tenho certeza que vão desenvolver um trabalho bastante exitoso e satisfatório na Corte Eleitoral. Então, é com imensa satisfação que recebo o resultado da votação de hoje”, afirmou.

CURRÍCULOS 

André Oliveira da Silva Guimarães nasceu em 16 de abril de 1959, no Recife. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Olinda (1977-1981). Sua vida profissional inclui passagens pela Câmara Municipal do Recife, advocacia, professor de direito e promotor de Justiça, até ingressar na magistratura, em 1987.

Como magistrado de 1ª Entrância, passou pelas comarcas de Sanharó e Belo Jardim. Na 2ª Entrância, atuou na 2ª Vara Cível de Jaboatão dos Guararapes, no Juizado de Pequenas Causas de Olinda e na 1ª Vara da Assistência Judiciária de Olinda. Em 1992, foi promovido para a 3ª Entrância (Recife), onde atuou nas 2ª, 4ª, 5ª e 6ª Varas da Fazenda Pública e na Vara Criminal Privativa dos Crimes contra a Administração Pública e Economia Popular, tendo se titularizado na 08ª Vara Cível em 1997, onde permaneceu até ser promovido ao cargo de Desembargador, em setembro de 2013.

Seu currículo inclui, ainda, atuações como juiz eleitoral, juiz corregedor auxiliar, desembargador substituto e juiz assessor especial da Presidência. A partir de 07 de fevereiro de 2014, assumiu a presidência da 4ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça.

Já o desembargador Évio Marques da Silva nasceu em 8 de fevereiro de 1957, no Recife. Começou o curso de Direito na Universidade Católica de Pernambuco em janeiro de 1975 e concluiu a graduação em julho de 1979. Antes de ingressar na magistratura, advogou por quatro anos e foi delegado de Polícia Civil no período de novembro de 1986 até tomar posse como magistrado do Poder Judiciário estadual.

Iniciou a carreira no TJPE, em 10 de novembro de 1987, como titular da Comarca de Quipapá. Após dois anos de atuação como juiz, foi promovido para a Comarca de Riacho das Almas. Na sequência, atuou na 2ª Vara de Bezerros e, depois, na 2ª Vara de Camaragibe. Na Comarca de Jaboatão dos Guararapes, foi o juiz instalador do 1º Juizado Especial.

No Recife, desde 1992, atuou como juiz auxiliar da 1ª Vara Cível, da 4ª Vara de Delitos e Trânsito contra o Patrimônio e da 1ª Vara da Infância e Juventude, entre outras. Évio Marques também foi o juiz instalador do Juizado do Idoso e juiz coordenador do 1º Juizado Criminal da Capital.

Desde 15 de abril de 2009, o magistrado atuava na 2ª Vara da fazenda Pública da Capital e, conforme o Ato nº 81/2018, publicado no Diário de Justiça eletrônico (DJe) de 23 de janeiro de 2018, Évio Marques da Silva foi promovido a desembargador do TJPE. Integra a 2ª Turma e a 1ª Câmara Regional de Caruaru.

 

Com informações da Ascom do TJPE

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido