TRE-PE desburocratiza serviço de quitação de débitos eleitorais com a implantação do sistema PagTesouro

Eleitores poderão pagar multas eleitorais de forma instantânea via Pix ou cartão de crédito

TRE-PE - Quitação de Débitos

A partir desta quinta-feira (02) o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco passa a adotar o sistema PagTesouro, o qual permitirá ao eleitor pernambucano o pagamento online de multas eleitorais após visualização de consultas de débitos, disponibilizadas nos portais da Justiça Eleitoral.

O PagTesouro é um componente de processamento de pagamentos digitais gerido pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), um órgão vinculado ao Ministério da Economia, e que atua no cenário de recolhimento de receitas de órgãos e entidades da administração Pública Federal, permitindo o pagamento de multas eleitorais por Pix, cartão de crédito e boleto de GRU Simples. O boleto de GRU continuará como forma de pagamento convencional sem qualquer ônus ao contribuinte.

O PagTesouro funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, permitindo o pagamento das multas eleitorais durante todo o ano.

Existe a possibilidade de cobrança de tarifa na forma de pagamento cartão de crédito. A depender do Prestador de Serviços de Pagamento – PSP escolhido pelo contribuinte, poderá ocorrer a cobrança de tarifa destinada a cobrir os custos inerentes à transação junto ao PSP. Neste caso, o valor da tarifa será informado de forma segregada na tela do PagTesouro para que o contribuinte decida se prosseguirá ou não com a transação. Importa esclarecer que a tarifa eventualmente incidente na transação não será recolhida à Conta Única do Tesouro Nacional, sendo destinada diretamente ao PSP. Somente será repassado aos cofres públicos o valor do serviço público devido ao órgão arrecadador.

As transações realizadas a partir do PagTesouro e que utilizem as formas de pagamento cartão de crédito e Pix permitem que o Órgão Arrecadador visualize o pagamento em poucos minutos após sua finalização, permitindo ganhos de eficiência para continuidade do serviço público solicitado.

Para a forma de pagamento cartão de crédito, o PagTesouro espera pela confirmação de pagamento do PSP até 24h após o início da transação. Após esse período, se não receber confirmação, o pagamento será cancelado.

Para a forma de pagamento Pix, a validade do QR Code gerado será de 24 horas a partir da sua apresentação, caso o Órgão Arrecadador não tenha estipulado uma data de vencimento. Após esse período, se não houver confirmação, o código estará expirado automaticamente. E caso o Órgão Arrecadador tenha estipulado uma data de vencimento, o QR Code gerado terá validade até as 23:59:59 dessa data.

icone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido