TRE-PE participa de Fórum Nacional dos Chefes de cartórios no TSE

TRE-PE participa de Fórum Nacional dos Chefes de cartórios no TSE

O Presidente do TRE-PE, Antônio Carlos Alves da Silva e a diretora-geral, Isabela Landim, participaram do Fórum Nacional dos chefes de cartórios que acontece no TSE. Os chefes de cartórios de todos os estados e do Distrito Federal estão reunidos para discutir ações relacionadas à gestão de mesários na Justiça Eleitoral, com foco nas políticas de seleção, valorização e capacitação, e em propostas de inovação relacionadas a esses temas.

O presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, destacou os esforços realizados no sentido de implementar a Lei 13.150/2015, que cria cargos efetivos e funções comissionadas nos quadros de pessoal dos Tribunais Regionais Eleitorais, destinados às zonas eleitorais, e transforma funções de chefe de cartório.

A secretária de Gestão de Pessoas do TSE, Zélia Miranda, disse: "a motivação do encontro foi a necessidade de uma aproximação maior com os chefes de cartório, pois já existe há vários anos, o Grupo de Trabalho (GT) de mesários, mas faltava um retorno do que era realizado", afirmou.

O presidente do TRE-PE, que também é vice-presidente do colégio de presidentes dos Regionais, foi o único representante da categoria que participou do evento. Na ocasião, afirmou que gostou muito da iniciativa do TSE em promover esse encontro. "Um evento desse, motiva os chefes de cartórios a vencer todas as adversidades e limitações. É uma forma da Justiça Eleitoral valorizar quem fica na linha de frente, elogiou Antônio Carlos Alves.

Uma das prioridades da gestão atual do Regional de Pernambuco é proporcionar harmonia entre os servidores, além de um melhor ambiente de trabalho. "O presidente do TRE PE fez questão de participar do evento comprovando seu compromisso com a valorização do ser humano", destacou a diretora-geral, Isabela Landim.

O Servidor do TRE-PE, Acácio Leite abriu os trabalhos em nome do GT Mesários, realizador do evento: "Compartilhar para melhor servir, e servir, é colocar-se no lugar do outro", deu as boas vindas aos presentes. Além dele, o grupo é composto por servidores dos TREs de Minas Gerais, Piauí, São Paulo e do TSE.

Acácio também informou sobre os produtos elaborados pelo GT Mesários como por exemplo, o aplicativo (APP) com conteúdo instrucional. Entre o material elaborado pelo grupo estão: impressos (cartilha, folder, guia rápido) e vídeos (instrucional e mesário voluntário). Na web, destacam-se o canal do mesário e comunidades virtuais para comunicação entre os membros.

O chefe do Cartório de Jurema, 124ª Zona Eleitoral de Pernambuco, José Carlos Chaves, foi um dos 12 selecionados no País para apresentar sua prática de valorização de mesários no Fórum. Também foram selecionados para participar do evento, os servidores Mônica Fonseca - 3ª ZE, Jorge Luiz dos Santos - 12ª ZE, Adriana Cruz - 20ª ZE, Eratóstenes Hawlinson - 139ª ZE, Álvaro Pastor – 138ª ZE, Rita Areias – 39ª ZE, Marivaldo Mendes – 83ª ZE.

Segurança da urna foi outro tema de grande importância discutido no evento. No primeiro painel, o secretário de Tecnologia de Informação do TSE, Giuseppe Janino, falou sobre a segurança do voto eletrônico e lembrou que a urna é um projeto do próprio TSE e que as empresas vencedoras de licitações para produzir o equipamento apenas materializam esse projeto. O secretário enfatizou que as urnas não são ligadas a nenhum dispositivo de rede, como também os dispositivos que garantem a segurança da votação, como a assinatura digital dos mais de 90 sistemas que integram o processo.

Antes das eleições, o presidente do TSE, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Ministério Público (MP) e partidos políticos assinam esses programas. Uma cópia é guardada na sala cofre do tribunal e outras são enviadas aos 27 Tribunais Regionais Eleitorais que são os responsáveis por darem carga às urnas, cujo funcionamento só é possível por meio da leitura dos sistemas assinados.

O processo de votação estar informatizado desde 2000, e mesmo assim a Justiça Eleitoral faz um trabalho contínuo para aperfeiçoar sempre as eleições brasileiras. Atualmente acontece implantação da biometria, que permite a identificação dos eleitores por meio das digitais, o que garante que aquele votante é único no cadastro e inviabiliza a possibilidade de um eleitor votar no lugar de outro.

Ao Final do primeiro painel a assessora de Imprensa e Comunicação Social do TSE, Juliana Neiva, falou sobre as Redes Sociais e do grande desafio atual da área, que é acompanhar o ritmo da publicação e replicação de notícias por meio das redes sociais. Juliana destacou que todo mundo hoje é replicador de notícias nas redes sociais, e que o público interno, ou seja, os servidores, devem estar bem informados sobre o que acontece na Justiça Eleitoral, para não haver desencontros de informações.

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido