Campanha de incentivo ao voto jovem feminino é apresentada durante Eleitor do Futuro, no Cabo

Ação busca motivar maior participação de jovens eleitoras nas Eleições de 2024

Campanha de incentivo ao voto jovem feminino é apresentada durante Eleitor do Futuro, no Cabo

Uma campanha protagonizada por jovens ativistas da educação está incentivando meninas a tirarem o título e irem às urnas participar do processo eleitoral. Intitulada de “Meninas, Bora Votar!”, a ação é direcionada a jovens a partir dos 15 anos e surgiu a partir do projeto Meninas em Movimento pela Educação, da ONG Centro das Mulheres do Cabo, com o apoio do Fundo Malala e Actionaid Brasil.

Composta por vídeos, cards, spot de rádio, fotos e adesivos, a campanha estreou no último dia 15 de abril e foi apresentada ao TRE Pernambuco durante uma exposição do programa Eleitora e Eleitor do Futuro, promovido pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE-PE), na cidade do Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife.

Para a jovem ativista Kátia Raísa, que é uma das responsáveis pela ação, é preciso ter consciência da importância do voto e as consequências que a escolha nas urnas pode trazer, principalmente, para a realidade das mulheres. “É impressionante, para mim, nós mulheres podermos votar hoje em dia, sendo que há pouco tempo isso não era possível, éramos vetadas de exercer esse direito. Se eu me sinto representada por uma mulher, por que não votar nela? Mulheres sabem as pautas das mulheres”, afirmou.

De acordo com a coordenadora do projeto Meninas em Movimento pela Educação, Cássia Souza, a iniciativa pretende estimular as jovens a exercerem desde cedo o direito ao voto e que escolham candidaturas que defendam a educação pública de qualidade e se comprometam com as pautas de gênero. “A ideia é possibilitar as meninas a refletirem o papel de cada uma delas como eleitoras, e mostrar que esse papel tem a ver com as mudanças que queremos para a nossa cidade”, concluiu.  

O prazo final para tirar o primeiro título ou resolver qualquer outra pendência com a Justiça Eleitoral é o dia 8 de maio. Após essa data, o cadastro eleitoral será fechado e nenhum pedido de inscrição ou revisão poderá ser aceito. Para solicitar o título de eleitor é preciso agendar atendimento no site do TRE-PE.


Projeto Eleitora e Eleitor do Futuro 

O Programa Eleitora e Eleitor do Futuro da Escola Judiciária Eleitoral de Pernambuco (EJE-PE) tem por objetivo capacitar e mobilizar o contingente de jovens e futuros eleitores ao exercício livre e consciente do direito de votar e ser votado. 

O programa faz uso de atividades lúdicas, como música e poesia, com o intuito de envolver os alunos na ação que tem como finalidade despertar a consciência dos jovens sobre transformação social e política, ressaltando que eles representam o futuro.

As ações do projeto poderão ser solicitadas por escolas públicas e particulares de Pernambuco e serão atendidas por servidores da Justiça Eleitoral, devidamente capacitados a realizarem essas atividades com os alunos das respectivas instituições de ensino. Todas as solicitações serão analisadas e atendidas de acordo com a disponibilidade da agenda deste Tribunal Eleitoral. Para solicitar o Programa Eleitora e Eleitor do Futuro na escola, o responsável poderá ligar para o número (81) 3194-9216.

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido