Facebook
Youtube
Twitter
Rss

Imprensa

15 de maio de 2017 - 14h48

TRE-PE - Reunião CEMEL

Centro de Memória da Justiça Eleitoral se prepara para participar da 15ª Semana Nacional de Museus

Na última sexta-feira (12/05), foi realizada reunião para capacitação e orientação aos servidores e estagiários que mediarão visita ao Centro de Memória durante a 15ª Semana Nacional de Museus, que começará nesta segunda-feira (15/05) e irá até o dia 19 de maio. Participaram da preparação os servidores Amanda Cristina, Bruno Vitorino, Gilvan Mendonça, Jeovane Ramos, Liziane Maggi, e os estagiários Heribaldo Lopes e Philipe Xavier. Além também da áudio-descritora Laís Castro, que viabilizará futuras visitas mediadas, com acesso às pessoas com deficiência visual.

A áudio-descrição é um recurso que permite a acessibilidade a pessoas cegas, com baixa visão ou qualquer outra deficiência para observar os elementos visuais do teatro, da televisão, do cinema e outras formas de arte. É um serviço de narração que tenta descrever aquilo que está disponível aos olhos da pessoa vidente e é oferecido ao espectador com deficiência visual. Se trata de um serviço de apoio à comunicação que consiste num conjunto de técnicas e habilidades aplicadas com o objetivo de compensar a carência de captação da parte visual contida em qualquer tipo de mensagem, fornecendo uma adequada informação sonora que a traduz ou explica, de forma que o possível receptor incapacitado visual perceba a referida mensagem como um todo harmônico e de forma idêntica como a percebe uma pessoa vê. Consiste na descrição clara e objetiva de todas as informações que se compreende visualmente e que não estão contidas nos diálogos, como, por exemplo, expressões faciais e corporais que comuniquem algo, informações sobre o ambiente, figurinos, efeitos especiais, mudanças de tempo e espaço, além da leitura de créditos, títulos e qualquer informação escrita na tela.

O servidor Bruno Vitorino fez a apresentação do Centro de Memória e explanou sobre os fatos históricos e curiosidades, além de destacar imagens e objetos, com o intuito de uniformizar a mediação para o público visitante.

O CEMEL recepcionará todos os interessados em conhecer a exposição "Caminhos da democracia: uma história da Justiça Eleitoral de Pernambuco", em seu Espaço Memória, que foi pensado e executado após estudo de acessibilidade (instalação física, questões de comunicação e atitudinais como projeto luminotécnico, cores, imagens, textos, expositores) e respeito a todos, e receberá estudantes universitários da SOPECE, já agendados, bem como os cidadãos que tenham interesse nessa viagem histórica.

Confira aqui a programação do CEMEL para a 15ª Semana Nacional de Museus.

Gestor Responsável: Assessoria de Imprensa +