Representantes do Centro de Memória do TRE-PE participam de evento em comemoração aos 200 anos da Revolução Pernambucana

TRE-PE - Palestra TJPE 200 anos Revolução Pernambucana

As servidoras da Escola Judiciária Eleitoral,  Danielle Bernhoeft e Liziane Maggi representaram o Centro de Memória do TRE-PE, nesta segunda-feira (13/03), na solenidade comemorativa do Bicentenário da Revolução de 6 de março de 1817, que aconteceu no Salão Pleno do Palácio da Justiça de Pernambuco. O presidente do TJPE, desembargador Leopoldo de Arruda Raposo fez a abertura da cerimônia.

 

Na ocasião, o diretor do Centro de Estudos Judiciários, desembargador Jones Figueiredo Alves apresentou o palestrante, José Luiz Mota Menezes, que é  professor da UFPE, arquiteto, urbanista, historiador, autor de projetos de restauração de marcos históricos, autor de livros como Recife e sua arquitetura e Evolução urbana de Olinda. Na palestra,o professor destacou o que foi, as causas, os objetivos e os ideais da Revolução de 6 de março de 1817.

 

A Revolução Pernambucana é considerada um dos mais importantes movimentos de caráter revolucionário do período colonial brasileiro e foi caracterizada como emancipacionista. O objetivo principal era a conquista da independência do Brasil em relação a Portugal, pois queriam implantar um regime republicano no Brasil e elaborar uma Constituição.

 

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido