TRE-PE exalta o Dia Internacional da Síndrome de Down

TRE-PE-Dia Internacional da Síndrome de Down

No dia 21 de março, celebra-se o Dia Internacional da Síndrome de Down! A cada ano, a voz das pessoas com a deficiência, como também, daqueles que vivem e trabalham com elas se torna mais forte. Este dia, tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da luta pelo bem-estar, igualdade de direitos e inclusão dos portadores de Down na sociedade.

Caracterizada pela presença de 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população, a síndrome de Down ocorre no momento da concepção. Pessoas com essa síndrome têm características típicas como olhos oblíquos, rosto arredondado, mãos menores com dedos mais curtos, prega palmar única e orelhas pequenas; além de estarem mais propensas a uma maior incidência de doenças, como a diminuição do tônus muscular responsável pela língua protusa, dificuldades motoras, atraso na articulação da fala e, em 50% dos casos, cardiopatias e problemas de vista.

Dentre os 365 dias do ano, o “21/03” foi inteligentemente escolhido justamente porque a Síndrome de Down é uma alteração genética no cromossomo “21”, que deve ser formado por um par, mas no caso das pessoas com a síndrome, aparece com “3” exemplares (trissomia). Mais interessante ainda que a origem da data, é a sua razão de existir. Em 2006 foi oficialmente estabelecida e amplamente divulgada, essa data com afinalidade de dar visibilidade ao tema, reduzindo a origem do preconceito, que é a falta de informação correta.

O TRE-PE reitera a importância de aplaudir essa comemoração para despertar a participação da sociedade,  podendo resolver algumas questões que a celebração dessa data traz, uma vez que, visa chamar a atenção especialmente das pessoas pouco informadas sobre as capacidades daqueles com a Síndrome de Down. Esse dia faz lembrar que eles possuem tantas outras características quanto os demais seres humanos, ou seja, a síndrome não as define.

“É muito importante que esse dia seja lembrado para que possa conscientizar as pessoas, contribuindo para uma convivência saudável entre amigos e familiares, colegas e sociedade, de maneira atenta a todo tipo de diversidade, podendo ser sempre muito enriquecedora”, enfatiza o presidente do TRE-PE, Antônio Carlos Alves da Silva.

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido