Audiência Pública sobre biometria acontece no Cabo de Santo Agostinho

Audiência Pública sobre biometria acontece no Cabo de Santo Agostinho

Audiência Pública sobre biometria acontece no Cabo de Santo Agostinho

Nesta terça-feira (10), a equipe do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) esteve presente no Cabo de Santo Agostinho para a realização de uma audiência pública sobre biometria. O evento aconteceu as 10h, na Câmara Municipal da cidade.

Compondo a mesa, estavam presentes o Juiz da 15ª Zona Eleitoral, Álvaro Mariano da Penha; o presidente da Câmara Municipal, Mário Anderson Silva Barreto; representando o prefeito, o procurador do município, João Batista de Moura; a promotora eleitoral, Alice de Oliveira Morais e, como representante do TRE-PE, o desembargador Agenor Ferreira de Lima Filho. Estava presente também o presidente da Comissão de Biometria do TRE-PE, Eduardo Lucas.

Além das autoridades, a população também se fez presente. Inclusive com a presença de líderes religiosos, comerciantes e os alunos dos cursos de desenvolvimento de sistema e logística da Escola Técnica Luiz Alves Lacerda.

A audiência teve início com des. Agenor explicando os prejuízos e consequências que o eleitor pode ter caso não faça o recadastramento biométrico. Além disso, ele falou ainda da importância do recadastramento biométrico para evitar fraudes nas eleições e ressaltou a importância do comparecimento da população antes do encerramento do prazo.

O desembargador pediu também o apoio da população e dos órgãos públicos para ajudar a informar a população e facilitar o acesso aos postos de recadastramento. Ele acredita ser possível recadastrar, no mínimo, 95% do eleitorado. “Não vamos deixar os eleitores do Cabo de Santo Agostinho sofrerem as consequências da falta do recadastramento. Vamos juntos conseguir alcançar essa meta. A Justiça Eleitoral está aqui para dar o apoio que a população precisa”.

Ao final da audiência, o presidente da Comissão de Biometria do TRE-PE, Eduardo Lucas, deu orientações e respondeu dúvidas da população em geral, além dos questionamentos dos vereadores da cidade.

Após o encerramento, o desembargador Agenor filho concluiu: “Foi muito importante essa audiência pública. O Cabo de Santo Agostinho estava com um percentual abaixo do esperado por nós, menos de 43%. Mas a presença em massa dos representantes da prefeitura, vereadores, presidente da câmara, nos deixou confortáveis e com a certeza de que eles realmente vão se empenhar. Com o esforço e a dedicação de todos, acredito que o Cabo de Santo Agostinho atingirá a meta mínima desejada e talvez a ultrapasse. Já informamos que a Justiça Eleitoral está disponível para servi-los naquilo que for do nosso alcance a fim de facilitar e colaborar com um percentual de aumento da população recadastrada”.

Sobre o recadastramento biométrico

A revisão do título de eleitor com coleta biométrica é feita de forma gratuita. Quem não fizer o recadastramento poderá sofrer restrições no CPF, perder benefícios de programas sociais como o Bolsa Família, deixar de obter matrículas em instituições de ensino, ser impedido de tomar posse em cargo público, deixar de obter ou renovar passaportes, entre outros impedimentos.

A Caravana da Biometria é uma ação do Grupo de Trabalho da Biometria (GTIB) com apoio da Ascom, ambos do TRE-PE. As cidades deste ciclo são: Barra de Guabiraba, Belém de São Francisco, Bodocó, Buenos Aires, Cabo de Santo Agostinho, Calçado, Calumbi, Camaragibe, Carpina, Casinhas, Chã de Alegria, Cortês, Exu, Flores, Frei Miguelinho, Gameleira, Granito, Itacuruba, Lagoa do Carro, Machados, Mirandiba, Pombos, Riacho das Almas, Ribeirão, Sairé, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Terezinha, São José do Belmonte, São José do Egito, São Lourenço da Mata, Surubim, Tracunhaém, Triunfo, Tuparetama, Verdejante, Vertente do Lério, Xexéu.

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido