EJE/PE realiza debate sobre “Justiça e Memória”

EJE/PE realiza debate sobre “Justiça e Memória”

TRE-PE - Debate Justiça e Memória

Nesta segunda-feira (18/09), a Escola Judiciária Eleitoral de Pernambuco (EJE) realizou um debate com o tema “Justiça e Memória” na 11ª Primavera dos Museus. Estavam presentes o desembargador eleitoral e diretor da EJE, Delmiro Dantas, e o secretário da EJE, Eduardo Japiassú. O debate foi prestigiado por estudantes e também por servidores.

Participaram do debate a Bibliotecária do Centro de Documentação e Memória Maestro Guerra-Peixe do Paço do Frevo, Mônica Silva, que foi a mediadora; a Chefe do Memorial da Justiça de Pernambuco - TJPE, Mônica Pádua; a Coordenadora do Núcleo Educativo do Memorial da Justiça - TJPE, Gabriela Severien, e a Coordenadora da Gestão Documental e Memória do TRT - 6ª Região e Diretora Regional do Fórum Nacional pela Preservação da Memória da Justiça do Trabalho, Marcilia Silva, que foram as palestrantes.

Mônica Pádua foi a primeira palestrante e abordou o tema “A justiça e suas histórias: Que memórias são essas?”, falando sobre identidade e memória, fontes históricas e o Projeto Memorial Digital. A segunda palestrante, Gabriela Severien, falou sobre o Memorial de Justiça do TJPE, a definição de museu, o Estatuto de museus, acessibilidade e o Projeto “Do Concreto ao Sensorial”. A última palestrante, Marcilia Silva, abordou o tema “Arquivos do judiciário Trabalhista: Pontes investigativas para o presente. (1941-1985)”, falando sobre definição de documento, descaso com os acervos, preservação de arquivos, entre outros assuntos.

Os museus são casas que guardam e apresentam sonhos, sentimentos, pensamentos e intuições que ganham corpo através de imagens, cores, sons e formas. Os museus são pontes, portas e janelas que ligam e desligam mundos, tempos, culturas e pessoas diferentes. Os museus são conceitos e práticas em metamorfose”. Frase do IBRAM, 2009, apresentada pela Coordenadora do Núcleo Educativo do Memorial da Justiça – TJPE, Gabriela Severien.

O objetivo do debate foi difundir o conhecimento sobre temas relacionados à memória das instituições da justiça, além de técnicas empregadas para maior divulgação do acervo documental.

 

 

 

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido