Novo presidente e vice-presidente do TRE-PE tomam posse

Desembargador Agenor Ferreira de Lima Filho e Stênio Neiva foram cumprimentados por várias autoridades

tre-pe posse dr agenor

Num prestigiado evento que reuniu os chefes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do estado, além de diversas outras autoridades, o novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), desembargador Agenor Ferreira de Lima Filho, foi solenemente empossado no cargo. A cerimônia aconteceu no fim da tarde desta quinta-feira (13) na Sala de Sessões do Tribunal. Na sessão, o desembargador Stênio Neiva foi empossado como vice-presidente e corregedor do TRE-PE.

Durante seu discurso, o presidente saudou os servidores, os familiares e todos os presentes e, mais de uma vez, homenageou seu pai, o desembargador Agenor Ferreira de Lima.

"Hoje é uma dia de muita alegria e satisfação por assumir a Presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, Casa, aliás, que meu pai por duas vezes consecutivas por aqui passou. A primeira, como desembargador substituto, no período de 20 de abril de 1993 a 20 de fevereiro de 1995 e a segunda, como desembargador efetivo, entre 21 de fevereiro de 1995 a 30 de agosto de 1996", lembrou o presidente do TRE-PE. E continuou: "O momento representa a renovação de uma história de família que nos orgulha e nos deixa a viva a memória de uma grande magistrado, um humanista, excelente pai, um homem de hábitos simples que dedicou toda sua vida à Justiça e ao povo pernambucano", discursou, emocionado, o desembargador Agenor Ferreira de Lima Filho.

Ele fez questão de lembrar também que seu pai e o pai do desembargador Stênio Neiva, Otílio Neiva, também foram contemporâneos na Corte do TRE-PE.

Na mesa, além do presidente e do vice-presidente do TRE, estavam presentes os outros desembargadores eleitorais que integram a Corte: Júlio Oliveira, Vladimir Carvalho, Érika de Barros Ferraz, Gabriel Cavalcanti Filho, Clicério Bezerra e Silva, além do procurador regional eleitoral substituto, Wellington Cabral Saraiva.

Além destes, compuseram a mesa o governador Paulo Câmara; o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Adalberto Oliveira Melo; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eriberto de Medeiros; o presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), desembargador Manoel Erhardt; o vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6), desembargador Valdir José Silva de Carvalho; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Pernambuco, Ronnie Duarte; o comandante militar do Nordeste, general de Exército Freire Gomes; o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), Marcos Loreto; o prefeito do Recife, Geraldo Julio, e os desembargadores e ex-presidentes do TRE-PE Fausto Campos, Jovaldo Nunes Gomes, Antônio Camarotti, José Fernandes de Lemos e Antônio Carlos Alves da Silva.

Ainda na solenidade desta quinta-feira, o presidente Agenor Ferreira de Lima Filho homenageou o desembargador federal Cid Marconi Gurgel de Souza com a Medalha do Mérito Eleitoral Frei Caneca, maior comenda concedida pela Justiça Eleitoral em Pernambuco. Na oportunidade oficial da entrega da medalha, em julho passado, o desembargador do TRF5 não pôde estar presente.

O ex-corregedor do TRE-PE Alexandre Pimentel também foi homenageado pelo presidente que, por várias vezes, também destacou o orgulho e a honra de suceder o ex-presidente Luiz Carlos Figueirêdo, considerado por ele amigo e irmão.

O biênio dos ex-desembargadores eleitorais Luiz Carlos Figueirêdo e Alexandre Pimentel no TRE-PE terminou na última sexta-feira. O biênio do atual presidente começou em 4 de setembro de 2017 e vai até 4 de setembro de 2019.

Durante a solenidade de posse, o músico Almir Rouche se encarregou de emocionar a plateia cantando o Hino Nacional, o Hino de Pernambuco e a canção Ninguém Explica Deus, do grupo Preto no Branco. Finalizada a cerimônia, o presidente do TRE-PE recebeu os cumprimentos de todos os presentes na área externa da sede do Tribunal.

Pernambucano do Recife, o presidente do TRE-PE tem 58 anos e é formado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), com pós-graduação em Direito Processual Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ele é desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) desde 2010. O magistrado é casado com Sonita Gomes Ferreira de Lima e tem três filhos: Agenor Ferreira de Lima Neto, André Gomes Ferreira de Lima e Karina Gomes Ferreira de Lima.
A solenidade de posse pode ser vista na íntegra no canal do Youtube oficial do TRE-PE. As imagens estão no Flickr do TRE-PE.

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido