Segurança das urnas eletrônicas

Utilizada pela primeira vez há quase 23 anos, dispositivo passa por diversos testes antes de ser usado no pleito. Sistemas empregados são fiscalizados por partidos e instituições da sociedade

Utilizada pela primeira vez há quase 23 anos, dispositivo passa por diversos testes antes de ser...

Engana-se quem pensa que o trabalho da Justiça Eleitoral ocorre apenas a cada dois anos. Ao finalizar uma eleição, o trabalho dessa Justiça especializada segue a todo vapor, já de olho na próxima.

urna eletrônica, por exemplo, passa por diversas fases até completar o ciclo de preparação para a votação. O objetivo é sempre garantir a segurança da máquina de votação, assegurando ao eleitor que, no momento em que seu voto for registrado na urna, haja a certeza de que ele será computado de forma segura e confiável. Clique aqui para saber mais.

Utilizada pela primeira vez em 1996, a urna eletrônica é constantemente aprimorada pelos técnicos da área de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)O equipamento possui uma série de mecanismos para evitar acessos indevidos, cuja segurança do sistema eletrônico é feito em camadas.

Por meio de dispositivos de segurança de tipos e finalidades diferentes, são criadas diversas barreiras que, em conjunto, não permitem que o sistema seja violado. Em resumo, qualquer ataque ao sistema causa um efeito dominó e a urna eletrônica trava, não sendo possível gerar resultados válidos. Não por acaso, ao longo desses quase 23 anos, nunca houve a comprovação de fraude em nenhum pleito.

Assinatura e resumo digital

Além do sistema em camadas, o processo eletrônico de votação possui outros dois mecanismos imprescindíveis para assegurar sua segurança: a assinatura digital e o resumo digital.

A assinatura digital é uma técnica criptográfica usada para garantir que um arquivo digital possa ser verificado principalmente no que se refere à sua integridade, isto é, busca garantir que o programa de computador não foi modificado de forma intencional ou não perdeu suas características originais por falha na gravação ou leitura. Isso significa que se a assinatura digital for válida, o arquivo não foi modificado.

A assinatura digital também é utilizada para assegurar a autenticidade do programa, ou seja, confirmar que o programa tem origem oficial e foi gerado pelo TSE. Nesse caso, somente quem assinou digitalmente pode ter gerado aquela assinatura digital.

Já o resumo digital, também chamado de resumo criptográfico ou hash, é uma técnica criptográfica que se assemelha a um dígito verificador. Dado um arquivo digital, pode-se calcular o resumo digital desse arquivo com um algoritmo público (método matemático conhecido por todos). No caso dos sistemas de urna, são calculados os hashs de todos os arquivos e esses resumos são publicados no portal do TSE.

Fiscalização

Desde 2009, o TSE realiza também o Teste Público de Segurança (TPS) do sistema eletrônico de votação, ocasião em que investigadores inscritos apresentam e executam planos de ataque aos componentes externos e internos da urna eletrônica. O TPS foi criado com o objetivo de contribuir no aprimoramento dos sistemas de segurança da urna, demonstrando a transparência do sistema.

A partir de 2015, o TPS se tornou obrigatório sempre no ano anterior às eleições. Diversas contribuições apontadas pelos participantes já foram adotadas para melhorar ainda mais os mecanismos de segurança da urna. Neste ano, os testes vão ocorrer no período de 25 a 29 de novembro na sede do TSE, em Brasília. As pré-inscrições foram abertas na última sexta-feira (16) e, para se inscrever, basta ser brasileiro e maior de 18 anos.

Para mais informações, acesse http://www.justicaeleitoral.jus.br/tps/.

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido