TRE-PE homenageia ex-desembargadores

Em solenidades marcadas pela emoção, foram celebradas as memórias dos desembargadores Mário Alves de Souza Melo e Itamar Pereira da Silva

Em solenidades marcadas pela emoção, foram celebradas as memórias dos desembargadores Mário Alve...

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) promoveu, nesta terça-feira (20/08), duas importantes homenagens a magistrados pernambucanos que, falecidos nos últimos anos, ainda estão na memória de muitos. 

Pela manhã, o Cartório Eleitoral de Ribeirão foi nominado de Desembargador Mário Alves de Souza Melo. À tarde, o Cartório Eleitoral de Vitória de Santo Antão ganhou o nome de Desembargador Itamar Pereira da Silva.

Em ambas as celebrações, a emoção esteve presente entre desembargadores, juízes, membros do Ministério Público, servidores da Justiça Eleitoral e, sobretudo, familiares.
"Todos os que estão sendo homenageados tiveram seus nomes aprovados, por unanimidade, no Pleno do Tribunal. Trata-se de uma maneira de lembrarmos daqueles que tanto fizeram pelo Judiciário e pelo próprio Estado de Pernambuco", disse o presidente do TRE-PE, desembargador Agenor Ferreira de Lima Filho, que esteve presente em todas as solenidades.

Em Ribeirão, a homenagem começou às 9h e contou com a presença da viúva do desembargador Mário Alves de Souza Melo, dona Benildes Melo, dos filhos Ricardo e Marcos e dos netos Mário e Ricardo. 

Falando em nome da família, Ricardo Melo saudou a todos e, com a voz embargada pela emoção, lembrou que o pai foi juiz em Ribeirão, que ali a família, muitas vezes, passava as férias, que ali viveram momentos muito felizes. "O senhores podem ter a certeza de que esta homenagem é para toda nossa vida. Jamais esqueceremos", disse, dirigindo-se aos desembargadores Agenor Ferreira de Lima Filho, Itamar Pereira Júnior, Stênio Neiva e Gabriel Cavalcanti.

Por volta das 16h, a solenidade foi em memória do Desembargador Itamar Pereira da Silva, falecido há onze anos. Estiveram presentes os filhos Itamar Pereira Júnior e Valéria Pereira, além dos seus respectivos cônjuges, Giovana Pereira e Marcelo Russell. Os netos do homenageado Isabele, Mirela e Itamar Neto também marcaram presença.

Coube ao desembargador Itamar Pereira Júnior as primeiras palavras em memória do pai que, no passado, foi corregedor do TRE-PE, posição ocupada atualmente por ele próprio. "Papai foi um vitorioso, um grande profissional, sempre dedicado a Pernambuco e à sociedade, principalmente aos mais pobres", disse, visivelmente, emocionado.

Valéria Pereira e Marcelo Russell, ambos juízes de direito, também enalteceram o ex-desembargador com belas palavras. Após a solenidade, todos posaram em frente ao cartório, que futuramente mudará de endereço para um local mais amplo e se tornará um Fórum Eleitoral.

Encerradas as solenidades, o sentimento presente em todos que estiveram em Ribeirão e Vitória de Santo Antão foi o de que aquelas celebrações, de tão marcantes, foram muito além de palavras e do descerramento de placas.  

PEDRA FUNDAMENTAL

Entre uma homenagem e outra, o presidente do TRE inaugurou a pedra fundamental do futuro Cartório Eleitoral de Gravatá. A unidade será erguida com uma moderna estrutura de contêineres, num terreno doado pela prefeitura do município.

Durante o evento, com a presença do prefeito Joaquim Neto e outras lideranças políticas locais, além de juízes, advogados, servidores e membros do Ministério Público, o presidente do TRE comemorou a parceria com a Prefeitura como forma de melhorar sistematicamente o atendimento aos eleitores pernambucanos.

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido