Dia Internacional do Voluntário

A data busca incentivar o trabalho voluntário ao redor do mundo e homenagear aqueles que se dedicam a essa nobre função

A data busca incentivar o trabalho voluntário ao redor do mundo e homenagear aqueles que se dedi...

O dia 05 de Outubro foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional do Voluntário. A data foi criada em 1985 com o objetivo de promover e incentivar ações de voluntários em diferentes esferas da sociedade ao redor do mundo e homenagear aqueles que se dedicam a essa nobre função.

Desde que a data foi estabelecida, as comemorações são realizadas através do compartilhamento dos pilares do trabalho voluntário, do reconhecimento desses cidadãos que doam seu tempo em prol de uma sociedade melhor e da concretização dessas ações ao redor de todo o mundo.

De acordo com as Nações Unidas, voluntário é todo indivíduo que dedica parte do seu tempo sem receber remuneração para promover atividades de bem-estar social devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico.

Mais do que dedicar horas sem receber retorno financeiro, ser voluntário é um ato de amor, respeito, compaixão e solidariedade. É doar tempo, conhecimento, habilidade ou atenção para fazer a diferença na vida de alguém seja no âmbito dos esportes, das artes, saúde, meio ambiente, comunicação, defesa dos direitos humanos, das crianças e dos animais. São diversas as formas de se doar para colaborar com uma causa em que acredita e considera importante.

Além disso, o trabalho voluntário também traz benefícios para quem o realiza, pois ajuda as pessoas serem mais felizes e saudáveis pelo prazer em contribuir para um mundo mais justo; adquirir novas experiências; aprimorar habilidades e ser transformado individualmente a partir da conexão com os outros, gerando comunidades mais fortes.

Quanto mais doamos, mais sentimos satisfação em compartilhar um pouco do que somos e do que temos com o nosso próximo. Experimente!

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido