Eleitor do Futuro vai ao Colégio São Luís e encanta jovens e adultos

Programa do TRE-PE volta a visitar escolas públicas e particulares. No São Luís, mostrou o valor do pensamento crítico

Jovens do Colégio São Luís recebem palestras do eleitor do futuro

Seis dias após ser apresentando às escolas públicas estaduais Sizenando Silveira e Sylvio Rabello, o Eleitor do Futuro, do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), chegou à primeira instituição privada neste ano, o Colégio Marista São Luís.

Sempre com ótima receptividade por parte de professores e alunos, o programa foi apresentado nesta terça-feira (19/02). No próximo dia 22 (sexta-feira), será a vez do Colégio GGE (Boa Viagem) receber o Eleitor do Futuro. O programa estará também nas duas unidades do Colégio Motivo em 18 de março (Boa Viagem) e 21 de março (Casa Forte).

O Programa Eleitor do Futuro foi idealizado em 2003, mas entrou oficialmente no calendário de eventos do TRE-PE em 2006. De lá para cá, milhares de jovens do interior e Grande Recife foram capacitados com palestras e atividades lúdicas. A temática é sempre voltada para a importância da democracia e a necessidade de cada um se mobilizar para participar da tomada de decisões que envolvem a comunidade, o município, o estado e o país. A novidade deste ano é que as escolas visitadas estão recebendo um ônibus que, devidamente equipado, emite na hora títulos de eleitores para os jovens estudantes com mais de 16 anos. Na manhã desta terça-feira, 98 alunos do Marista São Luís tiraram o primeiro título de eleitor.

"Nosso objetivo aqui é trazer para vocês a necessidade de haver uma maior conscientização política no país. Só através da participação de todos, principalmente dos jovens, conseguiremos melhorar o cenário que vemos hoje", disse, pela manhã, o vice-presidente e corregedor do TRE-PE, desembargador Stênio Neiva, falando para um auditório lotado de jovens com média de idade de 15 anos, todos de primeiros anos do ensino médio. À tarde, as palestras foram dirigidas aos alunos dos segundos anos.

Durante os dois turnos, os estudantes tiveram a oportunidade de assistir à palestra motivacional do servidor do TRE-PE Eduardo Japiassú, coordenador da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), responsável pela condução do Eleitor do Futuro. Em cerca de 40 minutos, Eduardo atraiu a atenção de todos falando sobre democracia, escolhas, mobilização e, sobretudo, sobre a capacidade de sonhar. Eduardo contou histórias, cantou, falou de sua vida e, mais uma vez, emocionou muitos dos que estavam ali presentes.

Encerrada a participação de Eduardo, a plateia de estudantes, professores e coordenadores pedagógicos conheceram a incrível história do também servidor da Justiça Eleitoral Álvaro Pastor. Ele teve uma infância e juventude marcada pela pobreza, mas nunca se deixou a abater pelos obstáculos da vida. Com a ajuda sobretudo da mãe, descobriu nos estudos o passaporte para a vitória. Cada desafio vencido deu combustível para que Álvaro seguisse sua trajetória. Foi aprovado em vários concursos públicos e se tornou um exemplo de superação, uma das vertentes que o Eleitor do Futuro sempre destaca.

"Agradeço ao TRE por ter trazido este projeto. Estamos aqui dando oportunidade de desenvolvermos nosso pensamento crítico", disse o coordenador pedagógico Carlos Alberto de Sá Albuquerque Júnior. Também coordenadora pedagógica, Ana Cristina Moreira Rodrigues dos Santos enalteceu o caráter transformador das palestras. "Que coisas lindas vocês deixam para a gente. Vi cada rostinho dos nossos alunos assimilando ensinamentos que, certamente, levarão no coração", comentou.

A vice-diretora Educacional, Lucielma Ribeiro da Silva, fez o fechamento das atividades na parte da manhã. Dirigindo-se aos jovens, disse: "Queremos que vocês acolham o que foi dito aqui. Foi com muita alegria que, na Semana Pastoral, recebemos um projeto que estimula a criação de sujeitos críticos e pensantes que buscam uma sociedade melhor".

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido