EJE realiza reunião com a Rede de Escolas de Governo

O encontro contou com a presença de representantes dos órgãos que atualmente compõe a Rede. Ideia é compartilhar conhecimento

TRE-PE - Reunião com  escolas de Governo
Compartilhar conhecimentos, replicar experiências de sucesso e aumentar a articulação entre instituições. Com esses objetivos no radar, a Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) recebeu, nesta quarta-feira (16), representantes da Rede de Escolas de Governo,  que foi criada em 2017, engloba 19 entidades e tem o propósito de promover cursos e eventos voltados para a área acadêmica do Direito. A ideia da reunião foi alinhar as ações para 2019.

Compareceram ao encontro oito representantes dos órgãos que compõe a Rede de Escolas de Governo em Pernambuco. Logo no início, eles fizeram uma avaliação dos dois anos de ações da instituição. Depois, definiram ampliar a interação da Rede a partir da conclusão de que não se pode restringir sua atuação apenas ao compartilhamento de informações de cursos.

Além disso, concordaram que é necessário estender a participação a outras escolas de governo que não foram signatárias do protocolo de intenções, como as Escolas do Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE) e Ministério Público Federal (MPF).

Para aumentar a interação e otimizar as ações, ficou decidido que haverá reuniões periódicas de representantes da Rede no ano de 2019. Há ainda a possibilidade de realização de um congresso a ser organizado pelas escolas integrantes da Rede, preferencialmente na segunda quinzena do mês de novembro. O encontro desta quarta-feira também decidiu pela criação de uma Comissão Executiva, composta por cinco membros, com a finalidade de coordenar os trabalhos da Rede. 
O diretor da Escola Judiciária Eleitoral de Pernambuco (EJE-PE), desembargador eleitoral substituto Delmiro Campos, foi o anfitrião e participou do encontro representando o TRE-PE.  "Queremos potencializar e otimizar todas as intenções que foram depositadas em julho de 2017, vislumbrando e estudando o potencial de cada escola envolvida nesse protocolo”, explicou.

Coordenador do Centro de Estudos Jurídicos da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), César Caúla disse que “é muito importante o trabalho da Rede Escolas de Governo no sentido de potencializar os recursos que cada uma das unidades tem. Todas tem alguma restrição, mas as potencialidades reunidas podem fazer muita coisa e prestar um grande serviço público”, destacou.

Para Pollyanna Dreon, representante da Universidade de Pernambuco (UPE) e vice-presidente da Comissão de Advocacia Pública de Pernambuco, a reunião “foi muito importante para firmar mais uma vez o compromisso da participação conjunta dos entes, cada um contribuindo com as suas especialidades e trocando esse conhecimento, essa necessidade conjunta de trabalho."

Já para o coronel Sebastião Rufino, superintendente da Escola do Legislativo de Pernambuco (Elepe) ­- vinculada à Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe) -, a reunião foi importante para a interação dos membros da Rede de Escolas e para dar um novo horizonte e, assim, contribuir para que todos estejam sempre interligados uns aos outros.

Participaram do encontro: Delmiro Campos (TRE/PE), Eduardo Japiassú (TRE/PE), Sebastião Rufino (Alepe), César Caúla (PGE), Marco Aurélio Peixoto (EAGU), Artur Lins (EAGU), Paulo Times (PFN), Bruno Cunha (PGM Recife), Leonardo Aguiar (PGM Olinda) e Pollyanna Dreon (UPE).

Ao final do encontro, os participantes foram conhecer o Centro de Memória da Justiça Eleitoral em Pernambuco, a convite dos anfitriões, Delmiro Campos e Eduardo Japiassú, coordenador da EJE.
ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido