Orobó precisa aumentar procura pela biometria

O prazo de conclusão dos trabalhos biométricos no município encerra dentro de poucos meses e mais da metade do eleitorado ainda não realizou a biometria.

O prazo de conclusão dos trabalhos biométricos no município encerra dentro de poucos meses e mai...

Orobó é um dos 45 municípios que integram o atual ciclo da biometria. A cidade possui 20.131 eleitores, mas até o momento apenas 47,84% estão com a biometria cadastrada. Mais da metade dos eleitores do município ainda estão sem o cadastro biométrico.

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) alerta para os riscos de não realizar o procedimento e recomenda que o recadastramento biométrico seja feito com antecedência.

O eleitor que não fizer o recadastramento dentro do prazo de conclusão dos trabalhos biométricos no município poderá ter o título eleitoral cancelado e, por consequência, sofrerá vários transtornos como:

• não poder votar nas próximas eleições;

• não poder se inscrever em concurso ou prova para cargo ou função pública, investir-se ou empossar-se neles;

• não receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público;

• não obter passaporte ou carteira de identidade;

• não receber Bolsa Família/benefício/aposentadoria;

• não fazer empréstimos em bancos oficiais;

• não renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo;

• não obter certidão de quitação eleitoral, conforme disciplina a Res.-TSE nº 21.823/2004.

Já do ponto de vista coletivo, o município que ficar abaixo da meta de recadastramento biométrico poderá ter seu eleitorado reduzido.

Em Orobó, a Justiça Eleitoral está realizando o cadastramento biométrico no Posto de Atendimento ao Eleitor que fica no fórum do município (rua João Pessoa, s/n, Centro). O atendimento é feito através de agendamento que pode ser realizado no site do TRE-PE (http://www.tre-pe.jus.br/eleitor/solicitar-agendamento) ou através do aplicativo Agendamento Eleitoral PE. O app está disponível para download nas lojas do Android (Play Store) e iOS (Apple Store).

O eleitor de Orobó que resida em outro município também pode realizar o cadastro biométrico nas Centrais de Atendimento ao Eleitor e nos Cartórios Eleitorais sedes de polos eleitorais em outras cidades como nas Centrais de Atendimento ao Eleitor de Recife, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Caruaru, Garanhuns, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Petrolina e Vitória, e nos cartórios eleitorais sedes dos polos das cidades de Carpina, Palmares, Surubim, Arcoverde, Serra Talhada, Petrolândia, Salgueiro, Ouricuri, Igarassu, Limoeiro, Belo Jardim e Afogados da Ingazeira.

O serviço de cadastro e revisão biométrica são gratuitos e para realizá-lo é necessário comparecer ao local marcado no dia agendado, munido do documento de identificação oficial (com foto), comprovante de residência atual e o título de eleitor (se tiver). Para os eleitores Orobó que vão realizar o atendimento em outra cidade, é necessário levar um comprovante de residência de seu município de origem para comprovar seu vínculo. Homens com mais de 18 anos (até os 45 anos) que, além de fazerem a biometria, vão solicitar o primeiro título de eleitor, precisam levar também um documento que comprove o alistamento militar obrigatório.

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido