Atenção à saúde mental em tempos de pandemia e isolamento social

Como fica a saúde mental no meio desse turbilhão de mudanças, notícias e emoções?

Aproximamo-nos dos 40 dias de isolamento social devido à pandemia de COVID-19, o que, como todos sabem, impôs intensas mudanças no modo de funcionamento da sociedade. Inúmeros serviços presenciais suspensos, trabalho à distância, crianças sem aulas, templos religiosos fechados, alternativas de lazer e de práticas de atividades físicas terrivelmente reduzidas, assim como os contatos físicos com familiares e amigos. De uma hora pra outra, nos vimos forçados a lidar com um modo de vida diferente, num esforço coletivo de diminuição da transmissão do novo coronavírus, de forma a evitar ao máximo um colapso no sistema de saúde. E como fica a saúde mental no meio desse turbilhão de mudanças, notícias e emoções?

Infelizmente, períodos como esse são propícios ao surgimento ou intensificação dos abalos à saúde mental, como depressão, ansiedade, comportamentos compulsivos, etc. De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz, em situações como essa, se não houver intervenções, entre um terço e metade da população pode vir a sofrer algum problema psicológico e social. Não é anormal sentir medo, ansiedade e angústia diante de uma pandemia, mas se tais sentimentos passam a dominar o cotidiano, causando intenso sofrimento e impedindo de se encontrar prazer e sentido em atividades que estejam ao nosso alcance, é hora de procurar ajuda profissional.

Abaixo, seguem algumas dicas de como promover saúde mental durante o isolamento social:

• Estabelecer horários para as diversas atividades rotineiras (trabalho remoto, trabalho doméstico, supervisão das tarefas escolares dos filhos - se for o caso, etc.), estabelecendo, quando possível, divisão dessas tarefas com outras pessoas;

• Identificar coisas que dão prazer e que possam ser feitas em casa (ler, ouvir música, assistir filmes, séries, documentários, etc.), reservando horários para elas todos os dias;

• Estar em contato com pessoas do círculo familiar e/ou social, pelos canais tecnológicos que o possibilitam;

• Se possível, recorrer a atividades físicas que possam ser realizadas em casa, com as devidas orientações dos especialistas;

• Cultivar a espiritualidade;

• Envolver-se em ações de solidariedade, se assim desejar. Muitas não exigem ações presenciais, mas contribuições para doações de alimentos, material de higiene, equipamentos de proteção para profissionais de saúde, etc.

• Ficar atento(a) às orientações da OMS e autoridades sanitárias quanto ao enfrentamento da pandemia. Ficar informado(a) é importante, mas o dia-a-dia não deve ser consumido pelas notícias, o que pode causar ansiedade exacerbada.

Abaixo, segue link de cartilha da Fundação Oswaldo Cruz com recomendações gerais de atenção à saúde mental durante a pandemia de COVID-19:

https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/wpcontent/uploads/2020/04/Sa%c3%bade-Mental-e-Aten%c3%a7%c3%a3o-Psicossocial-na-Pandemia-Covid-19-recomenda%c3%a7%c3%b5es-gerais.pdf

No TRE-PE, o Programa de Apoio Sociofuncional (PASF), executado pelo Serviço Social, é voltado para servidores com demandas de saúde mental relacionadas ao trabalho, mas neste momento, a escuta está disponível também para questões que ultrapassem essa seara, com orientações pertinentes a cada caso. Os servidores podem entrar em contato pelo e-mail seas@tre-pe.jus.br.

Existe também a relação de psicólogos cadastrados junto ao Tribunal, à qual os servidores podem recorrer na procura por atendimento especializado, que nesse período tem ocorrido à distância. Segue link onde consta o arquivo em PDF: http://www.tre-pe.jus.br/o-tre/servidor-do-tre-pe/rede-de-referencia/tre-pe-relacao-de-psicologos-as-cadastrados-as.

Os valores foram reajustados para R$ 110,00 por sessão. Em caso de dúvidas, os servidores podem entrar em contato pelo e-mail cas@tre-pe.jus.br.

Em Pernambuco, existem algumas iniciativas de oferta de atendimento psicológico gratuito e à distância, durante o período de isolamento, conforme segue:

• UNINASSAU -  atendimentos serão realizados em forma de plantão psicológico. Os interessados precisam se cadastrar por meio do link http://bit.ly/psicorona e preencher o formulário. Todos terão direito a duas sessões gratuitas.

Fonte: https://www.uninassau.edu.br/noticias/uninassau-oferece-atendimentos-psicologicos-gratuitos-na-quarentena 

• Projeto Incubadora - Serviço Escola de Psicologia da ESUDA -  plantão online feito por profissionais. Os atendimentos são por ligação, mensagem ou áudio no WhatsApp.

Fonte: https://jc.ne10.uol.com.br/pernambuco/2020/03/5603594-coronavirus--servicos-oferecem-apoio-emocional-e-atendimento-psicologico-online-ou-por-telefone-no-recife.html

• Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes - o serviço ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, por meio de aplicativos - via ligação ou videochamada.

Fonte:https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/vidaurbana/2020/03/jaboatao-realiza-atendimento-psicologico-online-gratuito-por-causa-da.html 

• Prefeitura de Moreno - o atendimento é diário, das 8h às 17h, por meio do Whatsapp.

Fonte: https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2020/03/28/moreno-oferece-apoio-psicologico-pelo-whatsapp-para-moradores-durante-pandemia-do-coronavirus.ghtml

• Prefeitura de Serra Talhada - o plantão funciona através do WhatsApp, de segunda a sexta-feira, no horário de 7h às 17h. 

Fonte: https://g1.globo.com/pe/caruaru-regiao/noticia/2020/04/26/secretaria-de-saude-disponibiliza-plantao-psicologico-online-durante-quarentena-em-serra-talhada.ghtmlAbaixo, seguem iniciativas de escuta psicológica gratuita com abrangência nacional:

• Projeto A Chave da Questão - informações no site www.achavedaquestao.com

• Projeto Psicólogos de Plantão - informações no instagram @psicologosdeplantao_

Outras ações de escuta solidária estão ocorrendo, e mesmo não sendo realizadas estritamente por psicólogos, visam ofertar apoio a pessoas em sofrimento durante a pandemia, a exemplo do Projeto Escutatória (informações no instagram @projetoescutatoria) e do Centro de Valorização da Vida - CVV (fone 188).

Se precisar, busque ajuda! Fiquemos bem, na medida do possível.

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido