A Escola Judiciária Eleitoral apresenta balanço das ações do Projeto Eleitor do Futuro

A Escola Judiciária Eleitoral apresenta balanço das ações do Projeto Eleitor do Futuro

Durante o ano de 2014 a Escola Judiciária Eleitoral (EJE) promoveu 101 palestras em escolas públicas e particulares de Pernambuco. A iniciativa beneficiou 7.846 alunos dos ensinos fundamental e médio, distribuídos entre 31 municípios. 29 servidores do TRE-PE atuaram como palestrantes durante o ano, dentre eles Eratóstenes Gomes, Isabela Lessa e Walkyria Carvalho.

O Projeto Eleitor do Futuro, lançado em 2006, tem como objetivo capacitar e mobilizar os jovens e futuros eleitores, conscientizá-los do direito de votar e ser votado, numa abordagem que leve a reflexões acerca do tema Cidadania Política e sua importância em regimes democráticos de direito, através de palestras e atividades lúdicas e pedagógicas.

Os trabalhos desenvolvidos têm como base treinamentos com urna eletrônica, realizações de eleições parametrizadas, visitas à Justiça Eleitoral, palestras sobre cidadania e eleições, como também a composição da mesa receptora de votos. Aos jovens também são apresentadas as causas e consequências da corrupção eleitoral, o voto dos adolescentes de 16 e 17 anos, voto do analfabeto, os partidos políticos a participação direta do cidadão, os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além da história e evolução do voto no Brasil.

 

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido