Eleitor do Futuro - Servidor do TRE-PE recebe menção honrosa

O servidor do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, Álvaro Pastor do Nacimento, recebeu na manhã da última terça-feira (25), menção honrosa proposta pelo vereador Alberes Haniery da Câmara Municipal de Ibirajuba. O Projeto Eleitor do Futuro – Fórum Permanente de Estudos Políticos é desenvolvido com adolescentes de 14 a 17 anos, e tem como objetivo trabalhar os jovens para se tornarem mais conscientes dos seus direitos e deveres como cidadão dentro da sociedade.
O servidor homenageado criou um grupo de estudos com alunos dos ensinos fundamental e médio do município, buscando efetivar as ações relacionadas ao projeto desenvolvido pela Escola Judiciária Eleitoral do TRE-PE. Temas como democracia, cidadania, filosofia, ética e moral são abordados nos encontros, na busca de se trazer os jovens para um contexto de reflexões acerca dos direitos do cidadão.
Iniciado em junho passado, em parceria com a escola Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Manoel Moreira da Costa, o projeto conta com apoio de professores e pessoas da comunidade. Atualmente mais de 100 adolescentes estão envolvidos. A partir da próxima semana, este trabalho será ampliado para os alunos das escolas municipais da cidade, incluindo as crianças na faixa etária de 7 a 14 anos. Os encontros são realizados no Fórum da cidade, quando é direcionado apenas aos estudantes, e na escola parceira quando é aberto à comunidade.
Participação da comunidade
Como extensão ao desenvolvimento das atividades realizadas dentro deste projeto foi iniciado um programa na rádio local para que este trabalho de conscientização seja extendido, também, aos familiares dos alunos envolvidos nestas atividades, bem como à comunidade em geral. É apresentado quinzenalmente, sempre às terças-feiras, aberto à pergunta dos ouvintes acerca do tema desenvolvido anteriormente nas palestras apresentadas.
Para Álvaro Nascimento, o projeto visa à provocação de mudança de consciência dos jovens dentro da sociedade. “Não quero me limitar às palestras dentro deste projeto, porque após a apresentação não há como acompanhar. A ideia é fazer um acompanhamento durante um ano e seis meses para cada ciclo, ensinando a pesquisar, elaborar textos, discutir os temas para que se possa acompanhar a atuação desses jovens em Ibirajuba”, afirma em seu discurso.
Dentro das atividades propostas, a palestra cujo tema foi cidadania e civilidade, foi apresentada no mesmo dia da homenagem, e contou com a participação de dois integrantes da Polícia Militar local, que interagiram com um grupo composto pelos estudantes, vereadores, educadores e pessoas da comunidade, abordando temas do cotidiano, direitos políticos e história do surgimento da PM/PE, estimulando os jovens a colaborarem com a própria comunidade, ao tomarem consciência dos seus direitos enquanto cidadãos.
Com pouco mais de dois meses em atividade este projeto, desenvolvido em Ibirajuba, já dá sinais de mudança de consciência entre os jovens. A aluna Natália Trindade, 15 anos, afirma que “O projeto deu vez ao jovem da cidade. Nós podemos participar de forma consciente dos acontecimentos e projetos da nossa sociedade. Buscamos saber o que estão fazendo para a nossa cidade. Quero ver uma política honesta, eficaz onde todos tenham os mesmos direitos.” afirma com segurança.
Escola Judiciária Eleitoral
O Projeto Eleitor do Futuro, que deu origem a este trabalho é desenvolvido pela escola Judiciária Eleitoral do TRE-PE e tem como objetivo ampliar, capacitar e mobilizar os jovens e futuros eleitores ao exercício livre e consciente do direito de votar e ser votado, mediante implantação de trabalho sistemático e interdisciplinar, com realização de treinamentos, palestras, e outras atividades que venham a provocar reflexões acerca da importância do voto e suas consequências.
Objetivos do projeto: Levar às escolas da rede pública e particular no estado de Pernambuco, através de atividades lúdicas e pedagógicas, a temática da Cidadania Política e sua importância em regimes democráticos de direito; Treinar alunos de 07 a 12 anos, por meio de atividades lúdico-pedagógicas acerca da importância do voto para consecução do bem comum; Capacitar adolescentes e jovens eleitores de 13 a 17 anos, através de palestras e debates acerca do seu papel de cidadão em uma sociedade democrática; Aumentar o contingente de jovens eleitores através do incentivo à participação política e ao voto; Esclarecer o público-alvo a respeito dos traços constitutivos do Estado brasileiro e do processo eleitoral.
Dentro dos projetos sociais desenvolvidos pela EJE, além do Projeto Eleitor do futuro, estão o de Mesário Voluntário que estimula a participação dos eleitores nos trabalhos realizados nas mesas receptoras de votos e de justificativas; o Espaço Literário, que oferece estantes literárias com obras da literatura nacional e estrangeira para servidores, terceirizados e o público em geral, com acesso gratuíto às obras que foram doadas por servidores e usuários da Justiça Eleitoral, bem como o Projeto Direito Eleitoral e Ciências Afins que desenvolve palestras, seminários e cursos direcionados a diversos públicos, com objetivo de transmitir o conhecimento do Direito Eleitoral.