TRE-PE apresenta Planejamento Integrado das Eleições 2016

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) deu início ao planejamento das Eleições 2016 nesta sexta-feira (21), em evento na sala de sessões com a presença de gestores das secretarias do Tribunal e chefes de cartórios eleitorais, que lotaram o auditório.
Na abertura do encontro, o presidente Antônio Carlos colocou os servidores no papel central da condução do processo. “Vocês é que vão fazer a eleição. É essa equipe que vai fazer o serviço. O sucesso da minha administração depende de cada um de vocês”, destacou.
A assessora de planejamento Ana Cristina Vieira foi a responsável por apresentar o projeto. Destacou que as eleições municipais de 2016 tem um caráter local, com a participação fundamental dos cartórios eleitorais, que conduzem a maior parte dos processos. São 185 municípios, divididos em 151 Zonas Eleitorais, em 18 pólos. Ana Cristina lembrou ainda que “As eleições acontecem de dois em dois anos, as do mesmo tipo de quatro em quatro. Se a gente não registrar os procedimentos o conhecimento se perde".
O chamado PIELE – Planejamento Integrado de Eleição – é um projeto que surgiu no TRE-PE em 2008 e vem sendo aprimorado a cada novo pleito. Composto de 13 processos finalísticos e 7 processos de apoio, o trabalho envolve reuniões setoriais e reuniões-oficina com os gestores de cada atividade, para garantir o fluxo de informações entre os setores, os recursos para cada ação e o cumprimento dos prazos adequados em cada etapa.
O PIELE 2016 tem início agora, com o planejamento, e segue durante o processo eleitoral, com o monitoramento das atividades, encerrando-se apenas em 2017 na avaliação final das eleições.