Juiz de Petrolina inicia ações para atingir as metas do recadastramento biométrico no Município

Juiz de Petrolina inicia ações para atingir as metas do recadastramento biométrico no Município

O juiz eleitoral de Pertolina, Dr.Cícero Everaldo Ferreira Silva, promoveu coletiva de imprensa nessa quarta-feira (20/01) para alertar sobre a ausência dos eleitores nos postos do recadastramento biométrico. A entrevista coletiva foi realizada com a participação de vários veículos de comunicação, internet, rádio e televisão.

Na ocasião, foram passadas as seguintes informações para conhecimento dos eleitores:
a) prazo final da biometria em Petrolina: 31/03/2016;
b) sistemática do atendimento: agendamento, senha normal e senha prioritária;
c) situação atual do atendimento: 49% do eleitorado já fez o atendimento, o que equivale a aproximadamente 98.000 eleitores;
d) possibilidade de instalação de novo posto no River Shopping ou no Centro de Convenções, com mais 20 Kits;
e) possibilidade de parceria com autoridades, instituições e líderes comunitários no sentido de transportar os eleitores para fins de atendimento biométrico;
f) inviabilidade de prorrogação do prazo final;
g) realização das eleições de 2016 exclusivamente por meio de biometria;
h) obrigatoriedade de comparecimento até mesmo para as pessoas cujo voto é facultativo;
i) previsão legal para que o empregador libere seus empregados para fazer a biometria (Código Eleitoral e CLT);
j) outras informações pertinentes.

Os jornalistas presentes, questionaram se o TRE não demorou na divulgação do recadastramento e acerca do risco de aliciamento de eleitores no transporte, “tudo foi fruto do contingenciamento de verbas orçamentárias, que impediu a contratação de mão de obra. E em relação ao risco de aliciamento de eleitores no transporte, caso isto ocorra aquele pré candidato será responsabilizado pela justiça eleitoral, podendo qualquer do povo denunciar ao Ministério Público”, afirmou o magistrado, Dr. Cícero Ferreira.

A revisão do título de eleitor com coleta biométrica é feita de forma gratuita e o prazo para o recadastramento é até 31 de março de 2016. Quem não fizer o recadastramento poderá ter seu título cancelado, ou seja: sofrer restrições no CPF, perder benefícios de programas sociais como o Bolsa Família, deixar de obter matrículas em instituições de ensino, ser impedido de tomar posse em cargo público, deixar de obter passaporte, entre outros transtornos. O prazo não será prorrogado e estão se esgotando as possibilidades de se ampliar a capacidade de atendimento diário nos postos e centrais de atendimento ao eleitor existentes.

Atenção: Para realizar o recadastramento, o eleitor deverá levar o título eleitoral (original), um documento de identidade (também original e com fotografia) e um comprovante de residência, recente.

Cobriram a coletiva: TV Grande Rio de Petrolina, Rádio Cultura AM de Caruaru, Rádio Talismã Fm de Salgueiro, entre outras.

Assista a coletiva transmitida pela Tv Grande Rio no vídeo ao lado.

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido