Rezoneamento do TSE extingue três zonas eleitorais no Recife sem prejuízo para o eleitor
Rezoneamento do TSE extingue três zonas eleitorais no Recife sem prejuízo para o eleitor

Durante a sessão administrativa desta quinta-feira (01/06/2017), o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou uma resolução que amplia o remanejamento e a extinção de zonas eleitorais para o interior dos estados em todo o país. A medida já está em andamento nas capitais dos estados, que devem excluir pelo menos 72 zonas eleitorais. O rezoneamento tem como objetivos aprimorar o trabalho e economizar gastos com as zonas eleitorais, com foco na qualidade do atendimento ao eleitor brasileiro.
Em Recife os três postos de atendimento ao eleitor, localizados no Arruda, Areias e Forte das Cinco Pontas ficarão fechados do dia 8/06 até o dia 16/06. Os cartórios eleitorais de Recife passarão por procedimentos técnicos para adequação a decisão do TSE que extingue 3 zonas eleitorais da Capital. As zonas eleitorais do Recife passam a ter 100.000 eleitores, sendo extintas as zonas 151, 148 e 103. Essa medida não acarretará em prejuízo ao eleitor, uma vez que os eleitores vão continuar com o mesmo número de título e votarão no mesmo local de sempre. Todos vão receber um novo título nas próximas eleições com o seu novo número de zona eleitoral e seção.
Os eleitores dessas zonas, até o dia 16/06, não poderão tirar títulos, tirar segunda via ou realizarem procedimentos de revisão de dados ou transferência para Recife. Os cartórios poderão apenas emitir certidões circunstanciadas de sua situação eleitoral e receberem solicitações de pagamento de multa para posterior regularização. A abertura do atendimento ao público será no dia 19/06 apenas no cartório das cinco pontas. A certidão circunstanciada pode ser retirada também pela internet (www.tre-pe.jus.br) se o eleitor estiver regularizado.