Começa emissão de títulos eleitorais para jovens da Funase

A ação é fruto de uma parceria entre a Funase, representando a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude do Governo do Estado, e o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco

Começa emissão de títulos eleitorais para jovens da Funase

Teve início nessa terça-feira (24), a emissão de títulos eleitorais para adolescentes e jovens internados nas unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase). A primeira unidade a receber a ação foi o Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Cabo de Santo Agostinho, que conta com 320 socioeducandos, dos quais 98 serão beneficiados. O trabalho foi realizado em uma unidade itinerante do tribunal e garantirá que esses jovens poderão votar já nas eleições deste ano.

A ação de hoje foi a primeira das três medidas presentes no termo de cooperação técnica firmado entre o TRE-PE e a Funase em março, e consta em identificar jovens que ainda não possuem título de eleitor e possuem a documentação necessária para emiti-lo. Sobre a ação, o juiz da 121ª Zona Eleitoral, Roberto Jordão, representante do TRE-PE no dia, disse: “É de grande importância essa ação, que é justamente para garantir aos assistidos da Funase o seu direito de cidadania do voto, que antes não ocorria em virtude de uma falta de estrutura para esse fim. Então a partir de agora já em algumas unidades essa grande iniciativa do TRE local para implementar esse direito que já está na constituição da nossa república desde 1988.”

Já a presidente da Funase, Nadja Alencar, destacou que os vários estágios da ação serão de suma importância na preparação dos jovens para a hora do voto. “A gente está dando oportunidade para que os adolescentes atendidos pela Funase tirem o documento eleitoral e também a votação em si, já que teremos urnas nas unidades. E, paralelo a isso, faremos, junto com o Tribunal, um trabalho no sentido de prepará-los para esse momento, explicando a importância do voto. Os jovens não vão só votar, mas também vão estar preparados para entender o que significa colocar na urna eletrônica a sua vontade”, destacou.

Durante a ação de hoje, um dos socioeducandos atendidos foi J.S.B, de 19 anos, que afirmou o valor positivo de poder ter direito ao voto. “Tem muita gente que quando está na rua não tem tempo ou então não tem nem as condições de tirar o título, e poder ter essa oportunidade aqui pra mim é muito bom.”

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido