TRE-PE faz parceria com a Amupe para estimular a biometria
Presidente do TRE-PE faz reunião com o presidente da Amupe sobre biometria

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) e a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) farão uma parceria operacional com objetivo de estimular os eleitores a fazerem o recadastramento biométrico. Nesta segunda-feira (26/02) à tarde, o presidente do TRE-PE, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, e o vice, desembargador Agenor Ferreira de Lima Filho, receberam, na Presidência do Tribunal, o presidente da Amupe, José Patriota.
Com a parceria, o TRE-PE pede o apoio das Amupe para que os prefeitos dos municípios que entrarão no processo de biometria neste ano comecem a planejar locais para instalação dos postos e a disponibilização de servidores municipais que, devidamente treinados pelo Tribunal, ajudarão em todo o processo. O sexto ciclo biométrico em Pernambuco contará com 45 municípios e começará em novembro próximo.
A articulação com a Amupe também visa a incentivar a biometria na reta final do atual ciclo, que termina no próximo dia 27 de março. O atual ciclo, 2017-2018, começou com 38 municípios, mas, hoje, apenas 22 estão em processo. Cerca de 210 mil eleitores ainda precisam se recadastrar. Com a conclusão do quinto ciclo, Pernambuco contará com 4,5 milhões de eleitores biometrizados, ou seja, que se identificarão na hora do voto usando as digitais. Faltarão, portanto, 2 milhões, que deverão se recadastrar até 2022, prazo final estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O processo de voto biométrico evita qualquer risco de fraude.
Nesta terça-feira (27/02), o desembargador eleitoral substituto Stênio Neiva participará da reunião ordinária da Amupe e explicará aos prefeitos a importância do apoio ao recadastramento. Para José Patriota, será uma grande oportunidade para que os gestores entendam a grandiosidade deste processo.
Na reunião desta segunda-feira, além dos desembargadores e do presidente da Amupe, participaram, também, a diretora-geral do TRE-PE, Isabela Landim, e o servidor responsável pela biometria, Eduardo Lucas.