TRE reforça biometria nos municípios do Cabo e Camaragibe

No Cabo, o Shopping Costa Dourada receberá um posto de atendimento. Já em Camaragibe, ônibus estarão a disposição dos eleitores no terminal de Tabatinga.

TRE reforça biometria no Grande Recife

A um mês do final do prazo para a maioria dos municípios em fase de biometria concluirem o recadastramento, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) reforçou as ações para atrair o eleitor da Região Metropolitana do Recife (RMR). No Cabo de Santo Agostinho, o TRE inaugurou nesta terça-feira (27/03) um posto de atendimento no Shopping Costa Dourada. Já em Camaragibe, dois  ônibus estarão, a partir desta quarta-feira (28/03), à disposição dos eleitores no terminal de Tabatinga. Aldeia também receberá reforço no atendimento.

O atual ciclo biométrico (2017/2018) se encerra no próximo dia 27 de março para 20 dos 22 municípios que estão em biometria (as exceções são Pombos, que termina nesta quarta, 28, e Frei Miguelinho, cujo prazo acaba  na sexta-feira, dia 2). Atualmente, faltam se recadastrar cerca de 125 mil eleitores em Pernambuco. Destes, 120 mil estão no Cabo, Camaragibe e São Lourenço da Mata. 

Nesta terça, o vice-presidente do TRE-PE, desembargador Agenor Ferreira de Lima Filho, e o presidente do Grupo Sisa (controlador do Shopping Costa Dourada), Ayton Cardoso, inauguraram o posto de serviço da Justiça Eleitoral no centro de compras.  Com seis guichês, a unidade terá condições de atender até 200 eleitores por dia. O funcionamento será de segunda a sexta, das 8h às 14h.

"Minhas palavras são de agradecimento ao Costa Dourada. Em termos de biometria, o Cabo vinha com números insatisfatórios, melhorou nos últimos dias e, tenho certeza, com este novo posto de atendimento, vai melhorar ainda mais", comemorou Agenor Ferreira de Lima Filho. O empreendedor Ayrton Cardoso também celebrou a parceria. "Tenho a felicidade de ver o TRE presente no shopping. É um testemunho que somos democráticos  e sempre defenderemos a democracia", disse o empresário, que aproveitou a oportunidade para fazer o próprio recadastramento.

Estiveram presentes na solenidade, além de gestores do TRE-PE, o também desembargador eleitoral Gabriel Cavalcanti Filho; o juiz eleitoral do Cabo, Álvaro Mariano da Penha; a diretora geral do TRE-PE, Isabela Landim, e o vice-presidente do Grupo Sisa, Eduardo Cardoso. O Cabo tem um eleitorado de 166 mil pessoas. Cerca de 70% já compareceram aos postos de atendimento para fazer a biometria.

No Cabo, além do Costa Dourada, os eleitores podem fazer a biometria no Distrito de Jussaral, no Cras de Ponte dos Carvalhos, no Centro Administrativo Municipal (CAM1), Torrinha e na central eleitoral (cartórios). A partir do próximo sábado (24), os cartórios abrirão de 8h às 13h.

Em Camaragibe, também há ações de reforço à biometria. Dois ônibus ficarão estacionados no terminal de Tabatinga atendendo à população, de 8h às 13h.  Camaragibe conta atualmente com 125 mil eleitores, dos quais 85.216 já biometrizados. Com um percentual de 68,73%, Camaragibe é, atualmente, o município com o pior desempenho.

É sempre bom lembrar que o eleitor que não fizer a biometria poderá sofrer restrições no CPF, perder benefícios de programas sociais como o Bolsa Família, deixar de obter matrículas em instituições de ensino, ser impedido de tomar posse em cargo público, deixar de obter ou renovar passaportes, entre outros impedimentos.

Paralelamente às no Grande Recife, o TRE se articula com a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe)  de olho na reta final da biometria e já pensando no planejamento do próximo ciclo, que começa em novembro. Nesta terça-feira (27), o desembargador eleitoral substituto Stênio Neiva, representando o TRE-PE,  participou da reunião ordinária da Amupe. O objetivo foi falar sobre as necessidades de apoio das prefeituras no recadastramento biométrico. Na reunião estava o presidente da Amupe, José Patriota, a vice-presidente, Ana Célia Cabral Farias e a mesa diretoria.

Patriota falou sobre a importância da missão que o TRE-PE está fazendo com a biometria. “O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco está na importante missão para a democracia no Brasil, que o recadastramento eleitoral, que é a verdade eleitoral, que a população sempre vota e precisa fazer o recadastramento. Com isso, os municípios tem ser mais parceiros com o TRE-PE, porque isso é um bem para a sociedade”.

Stênio Neiva comentou a  importância da parceria com a Amupe. “Na Amupe se reúnem todos os prefeitos do Estados de Pernambuco e o TRE-PE também está precisando de mão de obra. Com isso, pedimos para que as prefeituras disponibilizem servidores municipais, que serão treinados pelo TRE-PE e, como planejamento da gestão do desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, está se antecipando ao próximo ciclo que começa em novembro para os municípios nos auxiliem". 

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido