Audiência pública na Zona da Mata atrai estudantes
TRE realiza reuniões com lideranças políticas de Paudalho e Lagoa de Itaenga e os jovens dão demonstração de engajamento em nome da biometria

Algumas cenas aparentemente prosaicas ganham uma dimensão relevante diante do contexto. Lagoa de Itaenga, município da Zona da Mata de Pernambuco, no começo da tarde desta terça-feira (7/5). Enquanto o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), desembargador Agenor Ferreira de Lima Filho, fala sobre a importância dos jovens se mobilizarem para estimular o recadastramento biométrico, alguns alunos da Escola de Referência de Ensino Médio Tristão Ferreira Beça sacam seus smartphones e começam a baixar o aplicativo Agendamento Eleitoral PE.
Pelo app é possível agendar o atendimento nas centrais e cartórios de Pernambuco. O TRE-PE é o único regional do país que oferece o serviço no celular. Ao utilizarem o smartphone para marcar o próprio recadastramento, os jovens de Lagoa de Itaenga deram uma demonstração clara de cidadania. Não à toa, a estudantada vem sendo sistematicamente chamada pelo TRE para entrar na corrida pela biometria. "Usem suas redes sociais, chamem seus pais, seus avós. Vocês podem participar como voluntários, fazer o agendamento para outras pessoas e, assim, mostrar a toda população a importância do recadastramento", disse o presidente do TRE-PE, dirigindo-se aos alunos.
Lagoa de Itaenga tem cerca de 17 mil eleitores e, atualmente, a taxa de biometrizados está em apenas 15%. Para pedir o apoio não apenas dos jovens, mas de todas as lideranças políticas, comunitárias, religiosas do município, o TRE realizou uma audiência pública na Câmara de Vereadores. Estiveram presentes, além do presidente do Tribunal, o vice-presidente e corregedor, desembargador Itamar Pereira Júnior, a prefeita Maria das Graças de Arruda, o presidente da Câmara Pedro Epifânio entre outras autoridades municipais.
A meta do TRE é elevar a taxa de recadastramento em todos os 45 municípios do atual ciclo para mais de 80%. Para tal, o Tribunal vem promovendo audiências públicas em todas as regiões do estado. Durante as reuniões, técnicos e magistrados explicam a importância da biometria e deixam claras as implicações individuais e coletivas para as pessoas e municípios que negligenciarem o processo de recadastramento.
Horas antes da audiência pública em Lagoa de Itaenga, a comitiva do TRE foi a Paudalho, também na Zona da Mata. Durante a audiência, que contou com a participação do juiz Iarly Holanda, o prefeito Marcelo Gouveia e o presidente da Câmara de Vereadores Josimar Cavalcanti garantiram total apoio às ações do TRE em nome da biometria. Paudalho tem 42 mil eleitores, em média, e uma taxa de recadastramento de 17%.