Audiência pública na Zona da Mata atrai estudantes

TRE realiza reuniões com lideranças políticas de Paudalho e Lagoa de Itaenga e os jovens dão demonstração de engajamento em nome da biometria

TRE realiza reuniões com lideranças políticas de Paudalho e Lagoa de Itaenga e os jovens dão dem...

Algumas cenas aparentemente prosaicas ganham uma dimensão relevante diante do contexto. Lagoa de Itaenga, município da Zona da Mata de Pernambuco, no começo da tarde desta terça-feira (7/5). Enquanto o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), desembargador Agenor Ferreira de Lima Filho, fala sobre a importância dos jovens se mobilizarem para estimular o recadastramento biométrico, alguns alunos da Escola de Referência de Ensino Médio Tristão Ferreira Beça sacam seus smartphones e começam a baixar o aplicativo Agendamento Eleitoral PE.

Pelo app é possível agendar o atendimento nas centrais e cartórios de Pernambuco. O TRE-PE é o único regional do país que oferece o serviço no celular. Ao utilizarem o smartphone para marcar o próprio recadastramento, os jovens de Lagoa de Itaenga deram uma demonstração clara de cidadania. Não à toa, a estudantada vem sendo sistematicamente chamada pelo TRE para entrar na corrida pela biometria. "Usem suas redes sociais, chamem seus pais, seus avós. Vocês podem participar como voluntários, fazer o agendamento para outras pessoas e, assim, mostrar a toda população a importância do recadastramento", disse o presidente do TRE-PE, dirigindo-se aos alunos.

Lagoa de Itaenga tem cerca de 17 mil eleitores e, atualmente, a taxa de biometrizados está em apenas 15%. Para pedir o apoio não apenas dos jovens, mas de todas as lideranças políticas, comunitárias, religiosas do município, o TRE realizou uma audiência pública na Câmara de Vereadores. Estiveram presentes, além do presidente do Tribunal, o vice-presidente e corregedor, desembargador Itamar Pereira Júnior, a prefeita Maria das Graças de Arruda, o presidente da Câmara Pedro Epifânio entre outras autoridades municipais.

A meta do TRE é elevar a taxa de recadastramento em todos os 45 municípios do atual ciclo para mais de 80%. Para tal, o Tribunal vem promovendo audiências públicas em todas as regiões do estado. Durante as reuniões, técnicos e magistrados explicam a importância da biometria e deixam claras as implicações individuais e coletivas para as pessoas e municípios que negligenciarem o processo de recadastramento.

Horas antes da audiência pública em Lagoa de Itaenga, a comitiva do TRE foi a Paudalho, também na Zona da Mata. Durante a audiência, que contou com a participação do juiz Iarly Holanda, o prefeito Marcelo Gouveia e o presidente da Câmara de Vereadores Josimar Cavalcanti garantiram total apoio às ações do TRE em nome da biometria. Paudalho tem 42 mil eleitores, em média, e uma taxa de recadastramento de 17%.

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido