Centro de Memória da Justiça Eleitoral de Pernambuco se prepara para a 17ª Semana Nacional de Museus
A programação vai do dia 13 ao dia 17 de maio e envolverá atividades como mesas de debate e exibição de curta-metragem

O Centro de Memória Desembargador Luiz Cavalcanti de Almeida do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) participará da 17ª Semana Nacional de Museus – Museus como Núcleos Culturais: O futuro das tradições. Com o tema “Por uma tradição democrática: memórias e partilhas, a edição deste ano contará, entre os dias 13 e 17 de maio, com mesas de debate e exibição de curta voltados para estudantes.
A abertura do evento acontecerá a partir das 9h na segunda-feira (13) com a mesa “As instituições públicas e os centros de memória”, a ser realizada por servidores que trabalham com a preservação da memória da justiça em Pernambuco em suas respectivas instituições. O debate tem como intuito compartilhar suas experiências com alunos de graduação.
Já a programação dos dias 14 a 16 é voltada para estudantes do ensino médio e contará com a exibição de um curta seguida de roda de diálogo. A atividade tem como foco discutir a participação dos povos indígenas no processo eleitoral brasileiro.
Por fim, na sexta-feira (17), a mesa de encerramento “Trânsitos e movimentos: onde estão os negros na democracia?” vai tratar sobre como, a partir da mobilização política e da reivindicação de novas narrativas, diversos grupos da população negra têm contribuído para o fortalecimento da democracia. Assim como o primeiro painel, o evento é voltado para alunos de graduação e disponibilizará certificado de participação.
Os dias 13 e 17 serão destinados aos alunos de graduação. As inscrições são gratuitas e conferem certificado com carga horária de 3 horas.
Programação detalhada
13/05 – Mesa de debate “As instituições públicas e os centros de memória”
Local: Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco - Auditório Augusto Duque - Avenida Rui Barbosa, 320, 1º andar - Graças, Recife - PE
Horário: 9h às 12h
Palestrantes: Alexandre Albuquerque – Coordenador do Espaço Memória da Justiça Eleitoral de Pernambuco
Ingrid Rique – Arquivo do Centro Ciências Jurídicas da UFPE
Marcília Gama – Centro de Memória do Tribunal Regional do Trabalho da 6 Região/MEMOJUTRA
Mônica Pádua – Memorial da Justiça de Pernambuco
Inscrições: https://apps.tre-pe.jus.br/sige/ServletConsultarEvento.do?codigoEvento=435
A mesa tem como objetivo promover o debate sobre os centros de memórias em instituições públicas, visando refletir como esses espaços promovem a preservação da cultura e de documentos históricos, o fortalecimento da identidade institucional, assim como contribuem para o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas em diversos campos. Além disso, a atividade visa proporcionar um espaço de troca de conhecimento entre os diferentes agentes participantes. Compreende-se que, ao compartilharem suas experiência, será possível refletir e apontar perspectivas em relação aos centros de memória, enfatizando também a importância da ampliação desses centros.
14 a 16/05 – Exibição do Curta Índios no Poder (2015) + Roda de Diálogo com o tema A População Indígena E A Justiça Eleitoral: O Que Sabemos?
Tema: “Povos indígenas no processo eleitoral”
programação voltada as escolas públicas convidadas, mas aberta a participação de quem se interessar.
Local: Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco - Auditório Augusto Duque - Avenida Rui Barbosa, 320, 1º andar - Graças, Recife - PE
Horário: 9h às 12h
17/05 – Mesa de debate “Trânsitos e movimentos: onde estão os negros na democracia?”
Local: Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco - Sala de Sessões - Av. Gov. Agamenon Magalhães, 1160, Térreo - Derby, Recife – PE
Horário: 9h às 12h
Palestrantes: Fabiano Santos – Presidente da União dos Afoxés de Pernambuco (UAPE)
Juliane de Lima – Presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB/PE
Luiza Nascimento dos Reis – Grupo de Estudos Afrika’70/Departamento de História da UFPE
Yasmin Alves – Integrante do Afoxé Alafin Oyó
Inscrições: https://apps.tre-pe.jus.br/sige/ServletConsultarEvento.do?codigoEvento=436
A mesa tem como objetivo promover o diálogo entre distintos atores sociais da população negra em suas diversas ocupações e atividades. Tendo em vista as dificuldades históricas na inserção desse grupo em várias esferas, a proposta visa compreender como diferentes grupos dessa população tem se movimentado e construído suas narrativas, contribuindo assim para o fortalecimento da população negra brasileira, como para o exercício da democracia no país.