CAS explica quais as formas de testes para COVID-19

Testes para COVID-19

Covid-19 - Coronavírus

Dois tipos de testes estão disponíveis para a COVID-19: Teste viral (RT-PCR), que informa se você tem uma infecção no momento. Teste de anticorpos, que pode dizer se você teve uma infecção anterior.

Teste viral (RT-PCR)

Os testes virais identificam o vírus em amostras do seu sistema respiratório, como as retiradas com um cotonete, de dentro do nariz. Indicado para: Pessoas com sintomas de COVID-19; Pessoas que tiveram contato próximo (a menos de 1.8 metro, por pelo menos 15 minutos), com caso confirmado de COVID-19; Pessoas que foram encaminhadas para fazer o teste por um médico ou órgão de saúde.

Após a coleta do RT-PCR, deve-se permanecer em quarentena/isolamento, até o resultado final. Após o resultado, seguir as recomendações de seu médico. Se seu teste for positivo, e sobretudo se, além do teste positivo, você também apresentar os sintomas da COVID-19, significa que você está doente. A maioria das pessoas tem formas leves da doença e evolui para melhora, sem a necessidade de atendimento em emergência ou internamento. Todavia, procure ajuda, caso você seja de grupo de risco para formas graves da doença ou se seus sintomas piorarem.

Se o seu teste for negativo, provavelmente você não estava infectado no momento da coleta da amostra. O resultado negativo significa que você não tenha COVID-19 no momento do teste ou que sua amostra foi coletada muito cedo, após sua infecção, e por esta razão o resultado ainda não era positivo. Isso não significa que você não ficará doente. Se você tiver sintomas posteriormente, pode ser necessário outro teste para determinar se você está infectado pelo vírus que causa a COVID-19.

Teste de Anticorpos

Os testes de anticorpos verificam o seu sangue procurando anticorpos para o vírus que causa a COVID-19, que podem indicar se você teve uma infecção anterior. Podem ser colhidos em laboratório ou testes rápidos, comprados em farmácia. Atualmente, diante da variável confiabilidade dos testes rápidos comprado sem farmácia, não recomendamos seu uso. Os anticorpos são proteínas que ajudam a combater infecções e podem fornecer proteção (imunidade) contra nova infecção. Eles são específicos da doença. Por exemplo, os anticorpos do sarampo o protegerão contra o sarampo se você for exposto a ele novamente, mas não o protegerão contra o contrair caxumba se você for exposto à caxumba.

Os testes de anticorpos não devem ser usados para diagnosticar uma infecção atual por COVID-19, exceto nos casos em que o teste viral é tardio (mais de 7dias de doença). Um teste de anticorpos pode não mostrar se você tem uma infecção atual por COVID-19, pois pode levar de 1 a 3 semanas, após a infecção, para que seu corpo produza estes anticorpos. Se o seu teste for positivo, você pode ter anticorpos de uma infecção com o vírus que causa COVID-19. Existe, entretanto, uma chance de que um resultado positivo signifique que você possui anticorpos de infecção por um vírus diferente, porém da mesma família do vírus da COVID-19 (chamados corona vírus).

Ter anticorpos para o vírus que causa a COVID-19 pode fornecer proteção contra nova infecção pelo vírus. Porém, mesmo que isso aconteça, não sabemos quanta proteção os anticorpos podem fornecer ou quanto tempo essa proteção pode durar. Pelo exposto, você deve continuar a se proteger e a proteger outras pessoas, pois pode ser infectado pelo vírus novamente. Você pode testar positivo para anticorpos mesmo que nunca tenha tido sintomas de COVID-19. Isso pode significar que você teve uma infecção sem sintomas, que é chamada de infecção assintomática. Se o seu teste for negativo, você pode nunca ter tido COVID-19.

É possível que você ainda fique doente se tiver sido exposto ao vírus recentemente. Isso significa que você ainda pode espalhar o vírus. O teste também pode ter sido negativo pois, normalmente, o corpo leva de 1a 3 semanas, após a infecção, para produzir anticorpos. Assim, você pode estar comum a infecção no momento e ainda não ter produzido os anticorpos. Algumas pessoas podem demorar ainda mais tempo para desenvolver anticorpos, e outras pessoas infectadas podem nunca desenvolver anticorpos. Se você apresentar sintomas após o teste de anticorpos, pode ser necessário outro fazer um teste viral.

Converse com seu médico sobre o resultado do seu teste do tipo de teste que você fez para entender o que significa o seu resultado. Pode ser recomendado que você faça um segundo tipo de teste de anticorpos para ver se o primeiro teste foi preciso. Por fim, alertamos que, independentemente de seu teste ser positivo ou negativo, os resultados não confirmam se você é capaz de espalhar o vírus que causa o COVID-19. Até que saibamos mais, continue tomando medidas para proteger a si mesmo e aos outros. Ressalta-se que a interpretação dos testes deve ser realizada pelo médico que solicitou o exame.

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido