TRE-PE tem novo desembargador eleitoral substituto

Escolhido em maio pelo Pleno do TJPE para compor a Corte Eleitoral, Humberto Vasconcelos Júnior foi empossado nesta segunda (23) pelo presidente do TRE-PE, Carlos Moraes

TRE-PE- Desembargador Humberto

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), desembargador Carlos Moraes, empossou, nesta segunda-feira (23-08), Humberto Costa Vasconcelos Júnior como desembargador eleitoral substituto (classe desembargador).

O novo desembargador foi escolhido pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) para compor a Corte Eleitoral em 15 de maio passado. Ele assumirá a vaga deixada pelo desembargador Márcio Fernando de Aguiar Silva, cujo biênio se encerrou.

Humberto Vasconcelos Júnior compareceu à sua posse acompanhado da mãe, Joanna Peixoto Vasconcelos; do pai, Humberto Vasconcelos; da esposa, Joyce Azevedo, e da irmã, Valéria Vasconcelos.

O pai do magistrado é servidor aposentado do TRE-PE, onde trabalhou durante 40 anos. Nestas quatro décadas, foi diretor-geral durante duas oportunidades.

Também estiveram presentes o desembargador eleitoral Carlos Gil Rodrigues Filho e a desembargadora eleitoral Mariana Vargas, além do ex-presidente do TRE, desembargador Agenor Ferreira de Lima Filho, e do juiz Gabriel Cavalcanti, também ex-membro da Corte Eleitoral. Secretários e assessores também marcaram presença.

Após o presidente Carlos Moraes cumprir a tradição de colocar o botton da Justiça Eleitoral na lapela do empossando, ele passou a palavra aos presentes.

Humberto Vasconcelos lembrou sua trajetória no Tribunal, destacou momentos marcantes da história da Justiça Eleitoral em Pernambuco e disse estar muito feliz por ver seu filho ocupando uma posição de destaque numa instituição como o TRE-PE.

O presidente Carlos Moraes, então, disse que Humberto Vasconcelos plantou e, agora, estava colhendo a semente do bem. Ele destacou o perfil do novo desembargador e lhe deu as boas-vindas.  "Humberto Vasconcelos Júnior é uma pessoa extrovertida, alegre, mas muito preciso em seus votos. Sempre desempenhou sua função com muita seriedade e competência", disse o presidente.

O desembargador Agenor Ferreira de Lima Filho também fez questão de elogiar o colega e amigo que agora se torna membro da Corte Eleitoral.

"Hoje é um dia muito importante e feliz. Tenho certeza que o desembargador Humberto Vasconcelos Júnior fará uma grande trabalho nessa instituição, que é uma referência na Justiça Eleitoral brasileira", disse o ex-presidente, lembrando que durante os últimos dois anos o TRE de Pernambuco recebeu o Selo Diamante de Qualidade, mais alta certificação concedida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a um tribunal.

Visivelmente feliz, o desembargador Humberto Vasconcelos Júnior agradeceu as palavras de todos e manifestou sua gratidão ao TJPE por ter lhe escolhido para a Corte Eleitoral. Também agradeceu ao TRE, pelo acolhimento. "Tomo posse hoje com muita alegria, com muita emoção. Fui juiz eleitoral durante muito tempo e o TRE, em função do trabalho do meu pai, sempre esteve presente em minha vida. Chego para aprender com essa instituição tão importante para a democracia do País", disse o novo desembargador eleitoral substituto.

CURRÍCULO

Humberto Vasconcelos Júnior tem 31 anos de magistratura. É natural do Recife e se tornou bacharel em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco, em 1984, tendo atuado como defensor público de Pernambuco até o ano de 1990.

Ele tomou posse no cargo de juiz de Direito em 1990, atuando nas Comarcas de Tacaratu, Feira Nova, Glória de Goitá, Paudalho, Carpina e Nazaré da Mata. Promovido para juiz de direito da Capital, atuou na área da Infância e Juventude, tendo sido titular da Vara Regional da Infância e Juventude da 1ª Circunscrição Judiciária.

Na magistratura, Humberto Vasconcelos exerceu as funções de coordenador da Coordenadoria da Infância e Juventude do TJPE, juiz diretor do Foro da Capital, juiz membro titular do Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja), juiz eleitoral da 8ª Zona Eleitoral, coordenador adjunto do Serviço Voluntário do Poder Judiciário estadual e juiz coordenador nacional do Sistema de Informação para a Infância e Juventude (SIPIA).

Ele também participou do Programa Justiça ao Jovem, do CNJ, e foi vice-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), representante do TJPE no programa Pacto Pela Vida do Governo de Pernambuco, e presidente da Comissão do Concurso Público para Provimento e por Ingresso de Titularidade dos Serviços Notariais e de Registros no Estado.

No dia 27 de abril de 2015, o magistrado, pelo critério de merecimento, foi eleito desembargador do TJPE.

icone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido