TRE-PE marca presença no 10º fórum TIC na Justiça

O sistema eletrônico e a segurança do pleito foram apresentados ao público

O sistema eletrônico e a segurança do pleito foram apresentados ao público

A desembargadora eleitoral Mariana Vargas representou o presidente do TRE-PE, André Guimarães, na abertura do 10º fórum TIC na Justiça, na manhã de quarta-feira (03/08), na Escola Superior da Magistratura de Pernambuco (Esmape), localizado no Tribunal de Justiça de Pernambuco. A cerimônia de abertura teve participação do presidente do TJPE, desembargador. Luiz Carlos de Barros Figueirêdo; desembargador. Francisco Bandeira de Mello, diretor-geral da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape); e do juiz auxiliar da presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Adriano Araújo (CNJ) e da juíza federal Isabela Ferrari, do Tribunal Regional Federal da 2a Região (TRF2).

Mariana Vargas enalteceu a importância do evento e ressaltou que já não se pode falar em Justiça Eleitoral sem falar em tecnologia e elogiou a segurança das nossas eleições trazidas pela informatização. “O sistema eletrônico de votação foi implantado há mais de 25 anos sem indício de fraudes, a partir de então, segurança deixou de ser um problema para a Justiça Eleitoral e as discussões do direito eleitoral puderam se voltar a outros temas muito importantes e menos visualizados, como a participação da mulher na política.”

O Secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC) do TRE-PE, George Maciel, também participou do evento, sendo moderador do painel “Tecnologia e o Futuro da Justiça Eleitoral”. Maciel falou sobre a importância do trabalho que está sendo desenvolvido de combate à informação e sobre os avanços na acessibilidade durante a votação. “ - Nós temos processos maduros, de referência. Estamos trabalhando cada vez mais para que sejamos a maior justiça eleitoral, com o maior processo eleitoral digital do planeta”.

Representando o TSE, participaram também do painel Célio Wermelinger (Coordenador de Modernização) e Rafael Azevedo (Coordenador de Tecnologia Eleitoral), além de Daniel Wobeto (Secretário de Tecnologia da Informação - STI – TRE-RS ). A 10ª edição do Fórum celebra os 35 anos da ESMAPE e os 25 anos do Processo Eleitoral Digital, promovendo a troca de conhecimentos entre especialistas em TIC, iniciativas públicas, privadas e sociedade civil.

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido