TRE-PE realiza evento com a presença de influenciadores digitais

O objetivo foi apresentar e tirar possíveis dúvidas sobre as urnas eletrônicas e o sistema eleitoral

TRE-PE realiza evento com a presença de influenciadores digitais

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) promoveu, na manhã desta terça-feira (30/8), um encontro com diversos influenciadores digitais. O evento teve início às 10h, no plenário do prédio sede do TRE-PE. A ação objetivou levar informações seguras sobre todo o sistema de votação. A abertura foi feita pelo presidente do TRE-PE, desembargador André Guimarães, que citou o ministro aposentado do STF, Carlos Velloso, idealizador das urnas eletrônicas que colocou em prática esse sistema de voto. O presidente também citou a constante busca pela acessibilidade com a urna, que desde o seu primeiro modelo conta com um teclado numérico, disposto como o de um telefone celular, com o objetivo de facilitar o voto para os analfabetos, e enfatizou que acima de tudo a Justiça Eleitoral trabalha para fazer prevalecer a decisão do povo brasileiro.

“Nós vamos ter essa conversa, no sentido de apresentar nosso sistema eleitoral de votação eletrônica, que não tenha qualquer dúvida, é um marco na nossa democracia” e acrescentou “podem fazer qualquer pergunta, que terão de forma mais concreta uma visão de como funciona o sistema eletrônico de votação e de como esse sistema é confiável e transparente, nada na justiça eleitoral funciona às escondidas” enfatizou.

Em seguida à fala de abertura do presidente, o diretor-geral do TRE-PE, Orson Lemos, falou brevemente e indicou leituras sobre o que pode e não pode, se tratando de influenciadores digitais e campanha eleitoral.

O evento prosseguiu com a servidora da assessoria de comunicação, Cynara Casé, que trouxe dados mostrando o impacto que os influenciadores digitais têm na formação da opinião pública e enfatizando a importância da responsabilidade social para esses profissionais. O assessor de comunicação do TRE-PE, Gilvan Oliveira, fez uma breve explanação sobre a desinformação e falou dos eixos de atuação da Justiça Eleitoral para lutar contra o problema.

O secretário de tecnologia da informação e comunicação, George Maciel, fez uma explanação detalhada sobre as urnas eletrônicas e o sistema eleitoral, falando sobre a logística das eleições, mostrando os números do país e do estado de Pernambuco. O secretário também ressaltou a importância dos influenciadores tirarem todas as dúvidas e respondeu muitas perguntas. Ele explicou sobre biometria, celular no local de votação, custo da realização de eleições, mesários voluntários, participação das universidades na auditoria das urnas, fabricação sustentável das urnas, boletim de urna, segurança quanto à placa-mãe da urna e muito mais.

Ao final do evento os influenciadores puderam ver e produzir conteúdos mostrando todos os modelos da urna para informar os seus seguidores.

Estiveram presentes no evento o vice-presidente do TRE-PE, Humberto Vasconcelos, as desembargadoras eleitorais Mariana Vargas e Iasmina Rocha e os influenciadores e representantes dos seguintes perfis: Recife Ordinário (@recifeordinario), Beluquices de Casa (@beluquices), Chapiles Melo (@chapiles), Geraldinho Lins (@geralins), Leila Perci (@noteique), Inspirando Sonhadores (@erickdealbuquerque), Duas Mães de Dois (@duasmaesdedois), Milenna Gomes (@milennagomes) e Fábio Silva (@fabiosilva_).

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido