Eleitora realiza sonho de registrar a múltipla filiação

Maria Eduarda Vieira acrescentou o nome do pai afetivo no cadastro eleitoral

Eleitora realiza sonho de registrar a múltipla filiação

A administradora Maria Eduarda Moreira Vieira Baptista, 25 anos, foi uma das primeiras eleitoras de Pernambuco a utilizar a nova funcionalidade do cadastro eleitoral: a múltipla filiação. Há três meses, ela incluiu na sua certidão de nascimento o nome do seu pai afetivo, o advogado Bruno Baptista, passando a ter dois pais e uma mãe no documento. Nesta quinta-feira (29), mesmo com gravidez de oito meses, Maria Eduarda fez questão de ir à Central de Atendimento ao Eleitor do Recife, no bairro de São José, para atualizar esses dados no seu título eleitoral.

“Desde que engravidei, que me questionava como minha filha poderia ter dois avôs, já que eu tenho dois pais. Minha mãe e meu pai se separaram quando eu tinha dois anos, mas minha relação com meu pai, Leonardo, seguiu tranquila e com vínculo. Quando eu estava com seis anos, minha mãe casou novamente e, desde então, sempre considerei Bruno meu pai também. Na escola, no dia dos pais, eram sempre os dois”, contou.

Desde junho de 2023 que o título de eleitor passou a contar com o campo informativo “filiação” em substituição ao antigo espaço destinado ao nome de mãe e pai. Com a mudança, agora é possível incluir no cadastro da Justiça Eleitoral nove formas distintas de filiação: somente o nome da mãe, somente o nome do pai, nome de dois pais, nome de duas mães, nome de duas mães e um pai, nome de dois pais e uma mãe, nome de duas mães e dois pais e ausência de filiação.

Essa mudança possibilitou a inclusão do pai afetivo na filiação de Maria Eduarda. O advogado Bruno Batista disse que a ação da filha só veio a concretizar uma situação que já era de fato desde que a conheceu, aos cinco anos de idade. “A iniciativa partiu de Eduarda e me deixou muito feliz. Desde que a conheci, quando ela era pequena, que me senti pai dela. O amor sempre existiu. Sempre digo que tenho três filhos, ela e os dois irmãos que vieram depois, e ela terá os mesmos direitos que os outros dois agora com a formalização da filiação afetiva”, disse Bruno.


O registro da múltipla filiação está disponível em qualquer cartório eleitoral. Épossível fazê-lo ao solicitar o título eleitoral pela primeira vez (alistamento) ou ao revisar os dados cadastrais, como foi o caso de Maria Eduarda. Para isso, é preciso agendar atendimento através do site do TRE-PE (www.tre-pe.jus.br). Ao clicar em “Agende o seu atendimento”, basta selecionar o município em que vota e agendar uma data e um horário. Este serviço só pode ser realizado de forma presencial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, e a eleitora ou eleitor deve estar munido do documento oficial onde consta a múltipla filiação reconhecida, como Certidão de Nascimento ou RG.

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido