TRE-PE leva Eleitora e Eleitor do Futuro para aldeia do povo Xukuru do Ororubá
É a 1ª vez que o programa será realizado em território indígena

Pela primeira vez desde a sua criação, em 2006, o projeto Eleitora e Eleitor do Futuro, uma iniciativa da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do TRE Pernambuco, acontecerá em uma aldeia indígena do estado. Será nesta quinta-feira (15), a partir das 13h, na Escola Estadual Indígena Intermediária Monsenhor Olímpio Torres, na aldeia Vila de Cimbres, zona rural de Pesqueira (Agreste), que é ligada ao povo Xukuru do Ororubá. O presidente do tribunal, desembargador André Guimarães, e a diretora da EJE, desembargadora eleitoral Virgínia Gondim, participam do evento e serão recepcionados por lideranças da comunidade indígena.
Na programação do evento estão previstas ações de cidadania, como a apresentação da urna eletrônica e do processo eletrônico de votação, por parte da EJE, e apresentações culturais e de rituais indígenas por parte dos estudantes, professores e lideranças. “Será um grande encontro com uma cultura riquíssima dos nossos povos originários”, afirmou o coordenador da EJE, Eduardo Japiassú, um dos organizadores do evento.
Logo na abertura, está prevista a apresentação de um ritual sagrado do povo Xukuru do Ororubá. Em seguida, haverá uma apresentação da sua trajetória por meio de uma “encantação de história”, seguida pela declamação de poesias e pela apresentação do grupo de samba de coco Toype de Ororubá.
Os estudantes que participam desta edição do programa Eleitora e Eleitor do Futuro estão cursando o ensino médio, com idades entre 15 e 17 anos, faixa etária que já é possível tirar o primeiro título e participar das próximas eleições. Um dos objetivos do projeto é despertar nos jovens interesse pela participação política como caminho para fortalecimento da cidadania.
Programa
O Programa Eleitora e Eleitor do Futuro prevê ações que têm como objetivo capacitar e mobilizar o contingente de jovens e futuros eleitores do Estado de Pernambuco ao exercício livre e consciente do direito de votar e ser votado. Essas ações poderão ser solicitadas por escolas públicas e particulares do estado e serão atendidas por servidores da Justiça Eleitoral, devidamente capacitados a realizarem essas atividades com os alunos das respectivas instituições de ensino. Todas as solicitações serão analisadas e atendidas de acordo com a disponibilidade da agenda deste Tribunal Eleitoral. Para solicitar o Programa Eleitora e Eleitor do Futuro na escola, o responsável poderá ligar para o número (81) 3194-9216.
Informações:
Edição do Programa Eleitora e Eleitor do Futuro
Quinta-feira (15/6), a partir das 13h
Escola Estadual Indígena Intermediária Monsenhor Olímpio Torres
Vila de Cimbres, zona rural de Pesqueira (Agreste)