10 de outubro: Dia Mundial da Saúde Mental
Comissão Multidisciplinar de Acessibilidade (CMA) do TRE-PE lembra a data

No dia 10 de outubro a Comissão Multidisciplinar de Acessibilidade (CMA) do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) lembra de uma importante comemoração anual: “Dia mundial da Saúde Mental”.
A data foi instituída desde 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental e traz importantes reflexões sobre as complexas questões envolvendo distúrbios e transtornos mentais em uma área da saúde que por vezes ainda enfrenta obstáculos e negligências.
O modelo de saúde atualmente utilizado, que é o modelo biopsicossocial, traz a saúde como uma união de fatores biológicos, psicológicos e sociais. O conceito foi elaborado em 1947 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), atestando que a “saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.
No Brasil, temos a Constituição Federal de 1988 (Conhecida como Constituição Cidadã), que diz em seu artigo 196: “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. ”
Por esta razão, é possível concluir que, sendo saúde um direito de todos e sabendo que saúde mental faz parte do âmbito saúde, a mesma também deve ser garantida pelo Estado.
A Política Nacional de Saúde Mental, apoiada na lei 10.216/02, busca consolidar um modelo de atenção à saúde mental aberto e de base comunitária. Isto é, que garante a livre circulação das pessoas com transtornos mentais pelos serviços, comunidade e cidade, e oferece cuidados com base nos recursos que a comunidade oferece. Este modelo conta com uma rede de serviços e equipamentos variados tais como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), os Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT), os Centros de Convivência e Cultura e os leitos de atenção integral (em Hospitais Gerais, nos CAPS III). O Programa de Volta para Casa que oferece bolsas para egressos de longas internações em hospitais psiquiátricos, também faz parte desta Política.
O Dia Mundial da Saúde Mental busca promover iniciativas para a construção de práticas que combatam as doenças psicológicas. Hoje, a OMS coloca o Brasil em primeiro lugar no ranking internacional de países com maior número de pessoas afetadas pelo transtorno da ansiedade, sendo 18,6 milhões de brasileiros com o problema.
Após a pandemia da Covid-19, diante do impacto causado a saúde mental da magistratura e de servidores e servidoras, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou em 2021 uma pesquisa para fazer um levantamento e identificar possíveis fatores de risco à saúde mental considerando o atual contexto, inclusive a reação às situações de isolamento ou confinamento social como forma de prevenção.
Diante dos resultados da pesquisa a Coordenadoria de Atenção à Saúde (CAS) do TRE-PE realizou também em 2021 uma palestra ”Saúde mental em tempos de pandemia: desafios e caminhos”, com o intuito de minimizar os impactos. O evento foi conduzido pelos psicólogos e professores doutores Iaraci Advíncula e Roberto Delgado (UNICAP). Durante as apresentações, os servidores tiveram a oportunidade de refletir acerca da realidade pandêmica que enfrentarame buscaram caminhos para melhor lidar com os medos, angústias, lutos e demais danos à saúde que tendem a se exacerbar nesse contexto.