22 de abril é o Dia da Terra

Relatório da ONU aponta recorde de aumento de temperatura em 2023

22 de abril é o Dia da Terra

A Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu em 2009 o dia 22 de abril como o “Dia da Terra”, em um esforço para promover em todo o mundo a consciência ambiental e o desenvolvimento sustentável. E mais uma vez, neste ano não há muitas razões para comemorações.

No último dia 19 de março, a Organização Meteorológica Mundial (OMM), agência da ONU para o clima, divulgou um novo relatório sobre o estado do clima global, que confirma 2023 como o ano mais quente já registrado. Que recordes foram quebrados e em alguns casos “esmagados”, nas palavras da própria agência.

O relatório aponta a temperatura média global próxima da superfície com um aumento de 1,45 °C acima da linha de base pré-industrial. Foi também o período de dez anos mais quente já registrado. “Nunca estivemos tão perto – embora de forma temporária neste momento – do limite inferior de 1,5°C do Acordo de Paris sobre as alterações climáticas.” disse a secretária-geral da OMM, Celeste Saulo.

A secretária prossegue: “A crise climática é o desafio definidor que a humanidade enfrenta e está intimamente ligada à crise da desigualdade – como testemunhado pela crescente insegurança alimentar e pelo deslocamento populacional, e pela perda de biodiversidade”.

Notícias positivas

Uma boa notícia trazida pelo relatório é que os financiamentos globais relacionados com o clima atingiram quase 1,3 bilhão de dólares no período de 2021/2022, quase o dobro do período 2019/2020. Ressalva-se, no entanto, que isso representa apenas 1% do PIB global, o que mostra que o valor poderia ser maior, diante de tamanha emergência.

Há, ainda, um vislumbre de esperança: a geração de energia renovável, impulsionada principalmente pelas forças dinâmicas da radiação solar, do vento e do ciclo da água, subiu para a vanguarda da ação climática pelo seu potencial para atingir as metas de descarbonização. Em 2023, as adições de capacidade renovável aumentaram quase 50% em relação a 2022, para um total de 510 gigawatts, a taxa mais elevada observada nas últimas duas décadas.

 

O relatório completo (em inglês) pode ser conferido nesse link.

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido