Conheça os aplicativos e ferramentas on-line da Justiça Eleitoral

Apps como e-Título, Pardal e Mesários podem ser baixados gratuitamente pela eleitora e pelo eleitor

TRE-PE - Conheça os aplicativos e ferramentas on-line da Justiça Eleitoral

Com informações do TSE

Eleitoras e eleitores de todo o país têm acesso a diversos serviços na palma da mão. Isso porque a Justiça Eleitoral oferece gratuitamente aplicativos e canais on-line que viabilizam desde o pagamento de eventuais multas até o envio de denúncias referentes a conteúdos enganosos. Com apenas um clique, mesárias e mesários podem ainda receber treinamento on-line e qualquer cidadão pode acompanhar a apuração dos votos em tempo real no dia de eleição. Saiba abaixo como funciona cada ferramenta:

e-Título

Disponível gratuitamente nos sistemas iOS e Android, o e-Título corresponde à via digital do título de eleitor e oferece serviços como consulta de dados e do local de votação, apresentação da justificativa eleitoral, emissão das certidões de quitação e de crimes eleitorais e até mesmo o pagamento de débitos eleitorais por Pix ou boleto.

Para baixá-lo, basta acessar sua loja de aplicativos (Google Play ou App Store) e digitar “e-Título” na barra de buscas. A via digital do título, aliás, pode ser utilizada como documento de identificação na hora da votação, caso conste a fotografia do eleitor.

Pardal

Também disponível para iOS e Android, o app Pardal permite denunciar práticas indevidas ou ilegais durante o período de campanha eleitoral. Nele, qualquer cidadão pode encaminhar, de forma anônima ou não (como preferir), denúncias referentes a compra de votos, uso da máquina pública, crimes eleitorais e propagandas irregulares. É necessário que sejam anexadas evidências (fotos e/ou vídeos) às acusações.

No app, a eleitora e o eleitor também conseguem consultar o que pode e o que não pode ser feito na propaganda eleitoral. Todas as denúncias são encaminhadas diretamente para o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e a apuração fica a cargo do Ministério Público Eleitoral (MPE).

Fato ou Boato

Outra prioridade da Justiça Eleitoral é o combate à desinformação. Nesse sentido, a página Fato ou Boato é uma ferramenta importante que está à disposição do eleitor ou eleitora para a checagem de informações.

Desde 2020, a ferramenta fomenta a circulação de conteúdos verídicos relacionados ao processo eleitoral, divulgando materiais educativos e notícias verificadas pelas principais agências de checagem do Brasil. Confira aqui.

Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral

A Justiça Eleitoral também aceita denúncias de fake news e conteúdos enganosos. Para isso, é preciso acessar o Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (SIADE), que é vinculado ao portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O canal existe desde 2022 e permite ao cidadão registrar episódios que envolvem a circulação de notícias ou afirmações falsas sobre as eleições ou que atinjam a Justiça Eleitoral. Acesse aqui.

Mesários

Outra ferramenta à serviço dos cidadãos é o aplicativo Mesários, que deve ser baixado por aqueles que foram convocados a trabalhar nas Eleições. O app está disponível para download na Google Play e na App Store e reúne informações pertinentes às mesárias e aos mesários que auxiliarão no pleito, incluindo treinamento por meio de aulas on-line.

Resultados

No dia da eleição, é possível ainda acompanhar a apuração dos votos em tempo real de forma simples. É só baixar o app Resultados, também disponível para Android e iOS. Nele, é permitido realizar consultas por meio da sua localização, por estado, por eleições, por cargos. Além disso, é possível acessar informações detalhadas sobre cada candidata e candidato.

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido