Trilhas da Democracia tem público de 500 pessoas em Rio Formoso e Goiana

Projeto levou ações do TRE-PE para marisqueiras, pescadores e estudantes nas duas cidades

Projeto levou ações do TRE-PE para marisqueiras, pescadores e estudantes nas duas cidades

O projeto Trilhas da Democracia, do TRE Pernambuco, teve um público de aproximadamente 500 pessoas em eventos realizados nas cidades de Rio Formoso (Mata Sul), nos dias 25 e 26 de abril últimos, e de Goiana (Mata Norte), em 2 e 3 de maio. Nos dois municípios foram realizadas edições do projeto Eleitora e Eleitor do Futuro, iniciativa da Escola Judiciária Eleitoral de Pernambuco (EJE), e reuniões públicas sobre o combate à violência de gênero e participação feminina na política, com palestras ministradas pela juíza Luciana Maranhão, presidente da Comissão de Equidade Étnico-Racial e de Gênero do Tribunal. Os eventos contaram com apoio institucional do Instituto Pernambucano de Agronomia (IPA).

Nas duas cidades, as ações do Tribunal tiveram um diferencial: elas foram pensadas e direcionadas para marisqueiras, pescadoras e pescadores, que profissionais muito presentes no litoral do estado, mas que pela primeira vez foram contemplados em uma ação específica da Justiça Eleitoral pernambucana.

Em Rio Formoso, foram realizadas duas edições do programa Eleitora e Eleitor do Futuro, ambas na Escola de Referência em Ensino Médio Joaquim Silvério Pimentel, na quinta-feira (25/4). Ao todo, 210 estudantes acompanharam as apresentações realizadas pelo coordenador da EJE, Eduardo Japiassú. Na sexta-feira (26/4), a juíza Luciana Maranhão proferiu a palestra sobre o combate à violência de gênero no ginásio municipal, que contou com a participação de 60 marisqueiras, pescadores e mulheres da cidade.

Já em Goiana, as atividades do Eleitora e Eleitor do Futuro aconteceram no dia 2 de maio na Escola Técnica Estadual Aderico Alves de Vasconcelos contemplando 180 estudantes. No dia seguinte, a reunião pública sobre o combate à violência de gênero na política aconteceu no Centro Social Nassau, no distrito de Tejucupapo, um local histórico e simbólico da luta feminina. Em torno de 40 marisqueiras participaram da reunião.

A juíza Luciana Maranhão destaca a importância da inclusão deste público nas ações da Justiça Eleitoral. “Está sendo essencial para a construção e o fortalecimento da nossa democracia (…). As Trilhas (da Democracia), que o TRE de Pernambuco constituiu na sua programação, são fundamentais para que possamos fortalecer a base desse processo democrático que ainda está sendo construindo dentro da sociedade brasileira. O detalhe singular desse projeto é que estamos trabalhando com mulheres, elas que têm uma representatividade maior da população”, avaliou ela, ao final do evento realizado em Tejucupapo.

O coordenador e supervisor de pesca e aquicultura do IPA, Maviael Fonseca de Castro, ressalta a iniciativa pela ótica de dar visibilidade a um público historicamente invisibilizado pelas instituições. “As mulheres marisqueiras compõem um público durante muito tempo invisibilizado pelas políticas públicas. Infelizmente foi um público durante muito tempo desestimulado a lutar pelos seus direitos, a se autorrepresentar, e culturalmente ficou à margem dos homens (…). Esse evento vem abrir espaço para discutir, para valorizar a mulher enquanto agente ativa na tomada de decisões, principalmente de políticas públicas. E um dos caminhos para isso é elas se incluírem no processo democrático”, disse.

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido