30 de Agosto: Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla
TRE-PE, por meio da Comissão Multidisciplinar de Acessibilidade, reforça a importância da data

A Comissão Multidisciplinar de Acessibilidade (CMA) do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) destaca, neste 30 de agosto, o Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla (EM). A data tem como objetivo ampliar a visibilidade sobre a doença, que ainda é pouco conhecida pela população brasileira.
Estudos indicam que mais da metade dos brasileiros desconhece a Esclerose Múltipla, uma condição neurológica, crônica e autoimune, que pode ser progressiva e incapacitante. A enfermidade ocorre quando o sistema imunológico ataca a mielina — membrana que reveste as fibras nervosas — prejudicando a comunicação entre o cérebro e o corpo e podendo causar danos irreversíveis ao longo do tempo.
A EM geralmente é diagnosticada entre os 20 e 40 anos, com maior incidência em mulheres jovens. No mundo, estima-se que mais de 2,3 milhões de pessoas convivam com a doença.
Esclarecimentos importantes
A Esclerose Múltipla não é uma doença mental, não é contagiosa, não pode ser prevenida e, até o momento, não tem cura. Os tratamentos existentes têm como finalidade reduzir os sintomas e retardar a progressão da doença, permitindo mais qualidade de vida aos pacientes.
Sintomas mais comuns
Entre os principais sinais da doença, destacam-se:
fadiga intensa;
fraqueza muscular;
depressão;
alterações no equilíbrio e coordenação motora;
dores articulares;
disfunções intestinais e urinárias.
Apesar de ainda ter causas desconhecidas, a Esclerose Múltipla tem sido alvo de pesquisas constantes em todo o mundo, o que tem possibilitado avanços significativos no cuidado e no acompanhamento dos pacientes.