Audiências públicas sobre biometria percorre quatro cidades do interior

Ao todo, mais de 230 pessoas acompanharam os eventos

Ao todo, mais de 230 pessoas acompanharam os eventos
Presidente Cândido Saraiva comandou as audiências em Capoeiras (foto) e Caetés

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) promoveu, nesta semana, quatro audiências públicas para reforçar a importância do cadastramento biométrico dos eleitores. As atividades aconteceram nos municípios de Ipubi e Trindade (Sertão), Capoeiras e Caetés (Agreste), todos com baixo índice de eleitores que já coletaram a biometria. As ações foram conduzidas pelo diretor-geral do TRE-PE, Orson Lemos. Em Capoeiras e Caetés, também participou o presidente do Tribunal, desembargador Cândido Saraiva.

Os encontros aconteceram nas Câmaras Municipais e reuniram prefeitos, vereadores, lideranças comunitárias, estudantes e moradores. Nas quatro cidades, o público foi de pouco mais de 230 pessoas. Durante as audiências, foram explicados os benefícios da biometria para a segurança do processo eleitoral e reforçado o prazo para que os eleitores compareçam aos cartórios eleitorais.

“A identificação biométrica é o meio pelo qual o eleitor e a eleitora são identificados por suas impressões digitais, fotografia e assinatura digital. É muito mais que uma tecnologia de identificação segura no dia da eleição. Ela fortalece a democracia e garante que cada voto seja único e legítimo. Mas ela também um importante instrumento de cidadania. Hoje, para ter acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), o seguro defeso, aposentadorias do INSS e programas como o Bolsa Família já é exigido a biometria coletada e atualizada do beneficiário. Quem não tiver sua biometria coletada, pode ter dificuldades de recebê-los ou pode até perder o benefício”, explicou o presidente, durante a audiência de Capoeiras.

Nos municípios citados, Caetés é o que tem dos eleitores sem biometria, 77,4%, seguido por Ipubi, com 68,46%, Capoeiras, 65,74%, e Trindade, 56,73%. Aproximadamente 30 mil eleitores nas quatro cidades ainda precisam realizar a coleta biométrica.

Quem ainda não fez a biometria deve e agendar seu atendimento pelo site do TRE-PE e procurar o cartório eleitoral ou posto de atendimento biométrico.

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido