TRE-PE recebe Trilha II de curso de formação de laboratoristas para servidores
O projeto Encantar reuniu servidores de diversos órgão do Sistema de Justiça

O Laboratório de Inovação do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) concluiu, na última sexta-feira (8), a Trilha II do projeto Encantar — a primeira turma presencial dessa capacitação realizada no Nordeste. O curso foi ministrado pelo juiz e coordenador do Instituto de Inovações Aplicadas ao TJPE (IDEIAS-TJPE), José Faustino Macêdo, e pelo professor e servidor laboratorista do IDEIAS-TJPE, João Guilherme Peixoto. A formação reuniu servidoras e servidores de diversos órgãos do Sistema de Justiça.
A formação foi organizada em duas etapas. No dia 1º de agosto, os participantes trabalharam o tema “Motores do Tempo: Oficina de Futurismo para a Justiça Eleitoral”, com atividades voltadas a identificar tendências e imaginar cenários futuros para aprimorar o serviço público. Já na última sexta-feira (8), o foco foi “Design da Descoberta: Pesquisa com o Usuário”, que abordou métodos para compreender melhor as necessidades do cidadão e transformar essa compreensão em melhorias concretas nos serviços oferecidos. A capacitação visou estimular a reflexão prática sobre como redesenhar processos e soluções sob a perspectiva do usuário, fortalecendo a cultura de inovação no Judiciário.
O servidor do Laboratório de Inovação do TRE-PE, Hugo Belfort, destacou que o evento marcou um momento importante para o Tribunal. “Estamos muito satisfeitos enquanto Laboratório de Inovação do Tribunal por estar realizando a Trilha II do Encantar. É a primeira vez que essa capacitação é realizada aqui no Nordeste, com duas oficinas maravilhosas, uma sobre futurismo, outra sobre pesquisa com o usuário. Lembrando que estamos contando com a participação de vários colegas de outros tribunais”, afirmou.
Já o juiz José Faustino Macêdo explicou que o módulo da última sexta-feira teve foco especial na pesquisa com o usuário. Segundo ele, a proposta foi mapear os serviços que o TRE-PE oferece à população, entender as necessidades e expectativas do cidadão e, a partir disso, repensar a forma de prestar esses serviços para melhor atender a sociedade. “O objetivo é construir, reconstruir e repensar os serviços sob a ótica do cidadão, para cada vez mais servir melhor”, concluiu.
A capacitação integra o Plano de Iniciativas 2025 do TRE-PE e segue as diretrizes do Plano de Inovação do Poder Judiciário, instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Além de servidores do TRE-PE, participaram integrantes do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, da Justiça Federal em Pernambuco e dos Tribunais de Justiça de Pernambuco e da Paraíba.