Menos de 900 mil eleitoras e eleitores ainda não fizeram coleta biométrica
Apenas três cidades ainda estão em nível crítico

Pernambuco alcançou a marca de 890.453 eleitoras e eleitores sem biometria, segundo dados consolidados no final do mês de novembro, estão disponíveis para consulta no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ou seja, 285.412 digitais foram adicionadas aos sistemas da Justiça Eleitoral, desde fevereiro, quando havia 1.176.065 eleitoras e eleitores. O crescimento é resultado das ações de mobilização e de sensibilização do eleitorado, desenvolvidas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), por meio da campanha Atualize.
A campanha contou com a abertura de postos temporários em locais de grande fluxo de pessoas, para facilitar o acesso dos eleitores, funcionamento em horários alternativos aos dos cartórios e centrais de atendimento. O alvo do TRE-PE foram 28 municípios onde havia menos de 50% de coleta biométrica, situação considerada crítica, sendo o maior deles Jaboatão dos Guararapes. Em outubro, apenas cinco cidades ainda estavam requerendo atenção especial. Em novembro, eram somente três: Pesqueira e Caetés, ambas no Agreste, a primeira com 31,98% do eleitorado com biometria coletada, e a segunda, 48,35%; a terceira é Cedro, no Sertão, com 36,32%.
No caso de Jaboatão dos Guararapes, em novembro a cidade conseguiu superar a fração de metade das eleitoras e eleitores com biometria coletada. A cidade, que é o segundo maior colégio eleitoral de Pernambuco, com 488.796 votantes, chegou a ter apenas 38,04% de digitais cadastradas. Porém, chegou ao final de novembro com 50,89%. Em número absolutos, representa um crescimento de 185.981 para 248.777 eleitores.
Com o objetivo de manter a adesão do eleitorado à campanha Atualize, o TRE-PE realiza, nos dias 4, 5 e 6 de dezembro, o 2º Mutirão de Atendimento para cadastramento biométrico e emissão do primeiro título. A iniciativa repete o formato de sucesso da ação realizada em novembro. Todas as unidades realizam atendimento mediante agendamento no site do TRE-PE. Agende aqui um dia e horário
Confira abaixo a evolução do eleitorado com biometria coletada nos 28 municípios que são foco das ações.

Vantagens
A biometria agiliza as filas no dia da votação e confere ainda mais segurança ao processo eleitoral, já que permite a identificação do eleitor por meio da verificação de características físicas individuais únicas como impressão digital e foto. Consulte aqui se você tem a biometria coletada.
A biometria cadastrada pela Justiça Eleitoral também pode ser utilizada por outras instituições públicas para a identificação de beneficiários de programas sociais ou previdenciários — casos do Bolsa-Família, do governo federal, e do Benefício de Prestação Continuada e do Seguro Defeso, do INSS.

